PUBLICIDADE

Como prevenir infiltrações e mofo durante a estação chuvosa

Com o período de chuvas no Ceará, o sinal de alerta fica ligado sobre os cuidados em evitar problemas como infiltrações, goteiras, umidade e mofos nos cômodos de suas casas ou apartamentos.

Foto: Reprodução

De acordo com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Lucas Rozzoline, os problemas estão registrados quando há frequência de chuvas fortes e que, na maioria das vezes, são resultados provenientes da ausência ou falha do sistema de impermeabilização e baixa ventilação, podendo evoluir, com o tempo, para quadros críticos.

Lucas declarou que esses acontecimentos geram transtornos e dor de cabeça. “Infelizmente são problemas que acabam causando dores de cabeça. Alguns parecem ser simples de se resolver inicialmente, mas geram estragos na pintura, nas paredes, no piso, nos móveis, desplacamentos de revestimentos e até corrosão da ferragem interna do concreto”, afirmou.

O arquiteto orienta que o melhor caminho é prevenir, realizando as reformas bem antes do período chuvoso. “Um deles é verificar periodicamente como está a manutenção do telhado, se há telhas quebradas ou mal encaixadas, além de fazer a limpeza das calhas, ralos da laje e providenciar um bom sistema de drenagem da água da chuva”, explicou.

Outra dica de Rozzoline, é a contratação de bons arquitetos para desenhar o projeto. “São eles que irão orientar sobre a importância de fazer o tratamento das paredes, forros e lajes com impermeabilizantes desde a fundação e buscarão um posicionamento da residência que proporcione um ambiente com boa iluminação natural e ventilação abundante. Dessa forma, evitará futuros transtornos e custos elevados de manutenção corretiva”, comentou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir