
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, Com o tema “Cultivando Caminhos”, as atividades que acontecerão entre os dias 18 e 23/03 dispõem de oficinas, festival de cinema indígena, feira da economia criativa, além de mais uma edição do Caminhos Culturais e do Rolê no Horto. Toda a programação é gratuita.
Como eixo de formação, integrada à sustentabilidade, entre os dias 18 e 20 de março acontecerá a Oficina de Decoração e Festejo Popular – Capacitação em técnicas de decoração com materiais sustentáveis, com o artista Zé Nilton. Os participantes terão a oportunidade de adentrar na história e nas tradições culturais locais, aprendendo a criar seus artefatos, com auxílio de materiais simples e recicláveis. A atividade contribui com as expressões culturais do Cariri cearense. A Oficina acontecerá na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao teleférico.
Com o intuito de promover a interação artística em múltiplas linguagens, na fruição e difusão, o projeto Caminhos Culturais – Especial 3 anos do CAC Horto é destaque na quarta-feira (19/03), a partir das 17h. As atividades serão realizadas na Pedra do Joelho e a programação da noite é composta pela Roda de Aprendizagem “A Expressão da Cultura Alimentar nos Rituais de Renovação, lançamento do Vídeo Documentário do Projeto Patrimônio Para Todos – Edição Colina do Horto, que aborda os saberes, fazeres e mestres e mestras da Colina do Horto, Cortejo do Reisado Beata Maria de Araújo e participação na Renovação de Dona Maria dos Santos.
Na sexta-feira (21/03), às 14h, haverá o “Caminhos do Saber”, com a Roda de Conversa – A presença de povos originários na Serra do Catolé. A atividade reunirá na EEF Sebastião Teixeira Lima representantes da APA Colina do Horto, do CAC Horto e pesquisadores da comunidade. Entre os dias 21/03 e 23/03, a Feira Cariri Criativo ficará disponível na Estação Inferior, das 9h às 17h. A Feira reúne artesãos, artistas e empreendedores que valorizam o artesanato local e impulsionam a geração de renda e empregos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural. A atividade busca promover a economia criativa e fortalecer os vínculos com a comunidade.
Também como formação, no dia 22/03, haverá uma edição especial do “Rolê no Horto – Entre o cotidiano e a fotografia”, mediado por Hévila Ribeiro. A vivência permite ao público participante um percurso pelas ruas da comunidade do Horto, proporcionando experiências e registros fotográficos das paisagens e do cotidiano dos moradores e seus hábitos. Neste mês, o roteiro inclui dois formatos: fortalecimento ao Dia Internacional das Mulheres e a celebração do 3º Aniversário do CAC Horto. O Rolê iniciará às 14h, com saída da Estação Inferior e seguirá de teleférico até a Colina do Horto.
Ainda no dia 22/03, o Complexo Ambiental será parceiro do Cine Catolé: Festival de Cinema Indígena. Sediado no Sítio Popô, o evento é uma celebração da diversidade cultural e das narrativas dos povos originários, com exibições de filmes, documentários e debates que destacam a riqueza e a resistência das culturas indígenas. A parceria tem como intuito fortalecer as ações da comunidade rural da Colina do Horto.
Por meio de ações diversificadas, a programação de março do Complexo Ambiental Caminhos do Horto reforça o compromisso do equipamento com a valorização da cultura, da educação ambiental e da economia criativa, celebrando não apenas o seu aniversário, mas também a riqueza e a diversidade da região.
Vale destacar que o mês alusivo ao aniversário do equipamento culmina no dia 28/03 com a comemoração oficial do 3º aniversário do Complexo Ambiental Caminhos do Horto. A programação inclui shows musicais de Luiz Fidelis, as bandas Nazirê e Cantando Marias, além do DJ Jaraguá DUB. No evento também haverá uma ilha de apresentações da cultura popular tradicional com o Reisado Santo Antônio, Mestra Marinez e o Coco Frei Damião, feiras colaborativas, food trucks e parquinho infantil.