O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) inaugurou nesta segunda-feira (19), mais três equipamentos para auxiliar no ensino, pesquisa e qualidade de vida dos colaboradores e pacientes.
Foram pouco mais de R$ 9,4 milhões investidos para as obras, custeados pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o Rehuf. Dentre as inaugurações estão as enfermarias cirúrgicas com 60 novos leitos, trazendo um aumento de cerca de 30% a capacidade de atendimento no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
Também foi inaugurado o Ambulatório Materno-Fetal, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). O Arquivos do Centro de Pesquisa Clínica – GEP, instalado no primeiro andar das Policlínicas Especializadas (Ilhas), para arquivamento físico de documentos e Casa Viva, próxima ao complexo, onde será possível atender até 315 colaboradores em atividade física regular.
O ministro da educação, Camilo Santana, anunciou a retomada das obras dos 40 leitos de UTI que estão paralisadas. Na ocasião, ele autorizou a ordem de R$50 milhões de reais para fazer um auditório, e ressaltou a necessidade de fazer um investimento em infraestrutura para melhorar as condições do complexo.
“Eu me reuni com o presidente da Ebserh e ele já me colocou alguns recurso necessários não só para concluir as obras que estão em execução, mas retomar.”, afirmou Camilo.
O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a importância de integração entre as redes públicas de saúde estadual e municipal para que o atendimento seja rápido e de qualidade para a população.
“O importante é ampliarmos a rede federal, as redes municipais mas garantir integração para que o cidadão possa ter atendimento o mais rápido possível e de maior qualidade.”, destacou Elmano.
Além do governador e do ministro a cerimônia contou com a participação do reitor da UFC, Candido Alburquerque do presidente da Ebserh, Artur Chioro e de diversas autoridades locais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.