Em setembro, mês dedicado à valorização da vida, os Complexos Mais Infância e Espaços Sociais da Secretaria de Proteção Social (SPS) de Fortaleza e Barbalha promovem uma programação especial do Setembro Amarelo. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes com o objetivo de trabalhar a saúde emocional e a reflexão sobre o respeito às diferenças de maneira lúdica e inclusiva.
Durante todo o mês, os equipamentos sociais se transformam em espaços de acolhimento e aprendizado, com oficinas, contação de histórias, brincadeiras inclusivas e atividades de empatia. “Na infância, os valores são construídos. Se conseguirmos mostrar, desde cedo, que a diversidade é parte da vida, estamos formando adultos mais justos, solidários e conscientes do papel de cada um na sociedade”, comenta Luísa Rocha, pedagoga da Célula de Gestão dos Complexos Mais Infância da SPS.

A programação também contempla oficinas de autoretrato, rodas de conversa sobre preservação da natureza, alfabetização e inclusão, além de dinâmicas como “Mapa da Identidade Adolescente”, “Meu projeto de vida em um minuto” e a experiência de ser deficiente visual por um minuto. Oficinas de autocuidado, como o “Pote da Calma”, e atividades culturais, incluindo sessões de cinema com o filme Extraordinário – Superação de Auggie Pullman e trilhas ecológicas nas dunas da Sabiaguaba, completam a agenda.
As famílias continuam no centro das ações por meio dos Dias D Mais Infância, encontros festivos que reúnem apresentações musicais, atividades esportivas, brincadeiras e experiências coletivas. Passeios em parques, oficinas interativas e práticas inclusivas também reforçam a importância do cuidado e aprendizado em conjunto.

A programação também se conecta a datas comemorativas do mês, como o Dia Nacional do Teatro (19/09), o Dia da Árvore (21/09) e o Dia Mundial do Surdo (26/09). Para isso, serão promovidas atividades ao ar livre, dramatizações e ações que destacam a Libras como ferramenta de inclusão. Confira datas e horários aqui.
Locais das Ações
- Complexo Social do João XXIII: R. Araguaiana, 77, João XXIII – Fortaleza
- Complexo Social do Cristo Redentor: R. Camélia, 450, Cristo Redentor – Fortaleza
- Complexo Social do Curió: Rua Dom Helder Câmara, Lagoa Redonda – Fortaleza
- Complexo Social de Barbalha: Avenida Coronel João Coelho, 207, Centro – Barbalha
- Espaço Social do Dias Macedo: Rua Boaventura, 767, Dias Macedo – Fortaleza
- Espaço Social da Barra do Ceará: Rua Moacir, 45, Barra do Ceará – Fortaleza
- Espaço Social do Quintino Cunha: Rua São Lucas, 271, Quintino Cunha – Fortaleza
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.