Os moradores e comerciantes da região da Praia da Caponga e da Praia de Águas Belas, no Litoral Leste do Ceará, se depararam com filhotes de tartaruga marinha, da espécie pente, que se perderam do caminho para o mar. Diante da situação, a população local se mobilizou para arrecadar uma quantia em dinheiro e custear a ida da ONG Instituto Verde Luz, até a localidade.
Há cerca de duas semanas, em uma pousada na região, o proprietário encontrou nove filhotes de tartaruga em sua piscina. No dia seguinte ele as levou até a praia e realizou a soltura, para que pudessem ir em direção ao mar. Um caso semelhante ocorreu no início desse mês, o dono de outra pousada também encontrou um filhote e ajudou a tartaruga a retornar para o mar.
Custeado pelos moradores, o instituto fará uma palestra na próxima quarta-feira (10/04), às 9h, na Colônia dos Pescadores da Caponga. O objetivo da palestra é orientar e conscientizar os moradores e comerciantes da região litorânea acerca dos cuidados que devem ser tomados diante do encontro com ninhos e filhotes, para que a população possa ajudar a preservar a espécie.
De acordo com a ONG, estamos no período de eclosão dos ninhos, que ocorre todos os anos entre janeiro e julho. Diante do cenário em que as tarugas se encontram do momento da eclosão, elas podem confundir o ambiente e tomar a direção contrária do oceano.
Instituto Verde Luz
Com uma década de existência, o Instituto Verde Luz, realiza o monitoramento de ninhos e resgate de tartarugas marinhas, desde 2015, em praias de Fortaleza. O trabalho do instituto é realizado de forma totalmente voluntária com o apoio de alguns órgãos ambientais.