No primeiro dia de maio, a comunidade de Uruaú, localizada em Beberibe, deu início à temporada de pesca da lagosta, um dos momentos mais aguardados pelos pescadores locais. Como parte da tradição anual, a associação dos moradores, juntamente com a comunidade e os próprios pescadores, se reuniram para celebrar o início das atividades com a tradicional Festa do Pescador.
O evento, que já se tornou uma tradição na região, é marcado por um caloroso café da manhã compartilhado entre os pescadores e membros da comunidade. Além de marcar o início da temporada de pesca da lagosta, a festa também é uma homenagem aos trabalhadores da pesca.
Durante a festividade, os pescadores renovam suas esperanças e expectativas para a temporada que se inicia, compartilhando histórias e experiências, além de fortalecerem os laços de solidariedade e cooperação que caracterizam a vida comunitária em Uruaú.
“A minha expectativa é que Deus venha abençoar os pescadores com uma boa produção”, destacou o pescador Evandro Moreira.
A pesca da lagosta é uma atividade fundamental para a subsistência e o sustento de muitas famílias na região, representando não apenas uma fonte de renda, mas também um modo de vida e uma tradição cultural transmitida ao longo de gerações.