Apesar de a tragédia no Rio Grande do Sul deixar danos incalculáveis, é preciso enaltecer o espírito solidário que tem tomado conta de boa parte do Brasil. De grandes metrópoles à pacatas comunidades, pessoas de todo o país se mobilizam para amenizar os sofrimentos que assolam a população gaúcha. Em Caponga, comunidade situada no Litoral Leste do Ceará, os moradores organizaram um movimento de arrecadação de itens e recursos que serão doados às vítimas do Rio Grande do Sul.
O movimento começou nesta quarta-feira (08/05) e tem ganhado força, passando a contar com o apoio de empresários, pescadores, igrejas e pessoas ligadas a diversos setores da comunidade local. Pelas redes sociais, o empresário Ricardo Alencar detalhou o plano de arrecadação. Os itens reunidos devem ser enviados ao Aeroporto Internacional de Fortaleza na próxima sexta-feira (10/05).
“Entre os itens solicitados, roupas, alimentos e materiais de higiene pessoal. Queria pedir a todos vocês para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que perderam tudo nessa grande tragédia. Capitão Mauro Sério e eu estamos organizando um avião, que deve sair de Fortaleza na sexta. Vamos mostrar a força e a bondade do povo de Caponga”, destacou.
Auxílio às vítimas do Rio Grande do Sul
Também pelas redes sociais, a Igreja Adventista local disponibilizou a sede do templo para receber as doações dos interessados em ajudar. Nos próximos dois dias, quarta e quinta-feira, a igreja estará aberta às 18h30 para receber os auxílios que serão destinados à população gaúcha.
Para informações sobre ajuda financeira, os interessados devem entrar em contato pelo direct da página da igreja no Instagram. “Nosso próximo não é só nosso vizinho, conhecido ou amigo. Nosso próximo também são aquelas pessoas que não conhecemos , mas que precisam de nós. Vamos fazer a nossa parte”, destacou.
Outra entidade a se engajar na causa solidária foi a Igreja Missão e Amor. “Em busca de ajudar nossos irmãos, a Igreja Missão e Amor está recebendo em seu espaço doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas para ajudar moradores do Rio Grande do Sul. Contamos com o seu apoio nesse momento tão difícil”, frisou.
Contexto
O Estado do Rio Grande do Sul está sofrendo com a destruição causada pelas chuvas desde o dia 29 de abril. No total, mais de 1,4 milhão de pessoas, em 397 municípios, já foram afetadas. Já são mais de 90 mortes confirmadas, além de 131 pessoas desaparecidas.
Governador do Ceará, Elmano de Freitas autorizou a prestação de ajuda comunitária às famílias prejudicadas. Segundo o gestor, foram enviadas 66 toneladas de alimentos, juntamente com água potável. “Não estamos medindo esforços para ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil e doloroso”, afirmou.
Serviço
Doações às vítimas do Rio Grande do Sul
Período: dias 8 e 9 de maio
Locais: Mercantil “O Ricardo” – Igreja Amor e Missão – Igreja Adventista