Sempre se destacando por sua programação gratuita, democrática e plural, o Dragão Fashion Brasil – DFB Festival encerrou a sua 25ª edição, neste sábado (27.07), no Centro de Eventos do Ceará. Foram quatro dias cheios de criatividade, inovação e, claro, celebração da moda autoral.
Novidades em seu formato foram comemoradas pelo DFB Festival, que se reiventou e se conectou com as tendências mais relevantes do universo da moda. “Estamos gratos por todo o apoio e participação que recebemos nesta edição comemorativa do DFB Festival. Celebrar 25 anos de moda autoral com tanta criatividade, inovação e energia foi um sonho realizado para 2024”, assim destacaram os diretores do DFB Festival, Cláudio e Helena Silveira.
O Concurso dos Novos
O tradicional Concurso dos Novos foi um dos momentos de grande expectativa do evento, que contou com o grande resultado. Trata-se de um projeto que selecionou entidades de ensino de todo o Brasil, para mostrar coleções-cápsulas no line-up oficial do DFB Festival.
Sagrou-se como grande vencedora desta edição, a Universidade Federal do Ceará (UFC) com os seus talentos emergentes que prometem impactar o futuro da moda. Já em segundo lugar, o Centro Universitário UniAteneu; e em terceiro, fechando o pódio, a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Um sucesso ainda maior é o que pode se dizer do Concurso dos Novos neste ano de 2024. O projeto que reuniu instituições brasileiras de ensino superior e técnico de estilismo e moda, contou com a participação de 10 faculdades e prêmio dobrado no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o primeiro colocado.
Coleção Lino Villaventura
O renomado estilista que não pôde estar presente por questões de saúde, expressou através de suas criações na passarela do DFB Festival, um ápice de sofisticação e autoralidade. A equipe de trabalho e, também, de modelos profissionais e convidados, encerraram o evento com um momento que capturou a essência e a visão única da carreira consolidada de Lino Villaventura no mundo da moda.
O público assistiu atentamente ao desfile e, ainda, ao emocionado depoimento do estilista gravado em vídeo, justificando a sua ausência no maior evento de moda autoral da América Latina. A gravação foi exibida pela técnica do DFB Festival, que aconteceu da última quinta-feira (24) até o sábado (27.07).
Johnny Hooker – O Show
Vencedor do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantor na categoria Canção Popular, John Donovan Maia, mais conhecido como Johnny Hooker, fechou a programação de 25 anos do DFB Festival com a sua performance que agitou o público.
A apresentação do cantor e compositor de Recife (PE) foi uma verdadeira celebração da arte. A sua musicalidade somou com a experiência do evento que tem história, no segmento da moda no Brasil. Além de cantar, Johnny Hooker é, também, ator e roteirista brasileiro,
“Agradeço a todos os designers autorais, artistas, palestrantes e ao nosso público incrível de todo o Brasil, que fizeram deste evento, um verdadeiro marco na história da moda brasileira”, assim comemorou Cláudio ao lado da também organizadora do DFB Festival, Helena Silveira. Ele ainda complementou: “Este festival é uma celebração da nossa cultura, da nossa ancestralidade e do nosso futuro. Estou ansioso para ver onde nossa jornada nos levará nos próximos anos”, finalizou.
- Foto da Capa e Backstage: Leo Zingano
- Fotos da Passarela: Roberta Braga e Thais Parahyba