O rádio é o meio de comunicação mais confiável para 81% dos brasileiros, segundo a pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker. Na avaliação, o rádio lidera o ranking de confiança, superando a televisão por assinatura, que é a segunda colocada, por seis pontos percentuais.
Cármen Lúcia, presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert), atribui esse resultado à longa relação do brasileiro com o meio de comunicação. “A primeira transmissão de rádio no Brasil foi para comemorar os 100 anos da independência do país. Então, pode se dizer que desde o primeiro momento o brasileiro teve o sentimento que rádio foi principal caminho para se ter informações confiáveis”, comentou.

Dados da pesquisa Inside Rádio 2024, da Kantar IBOPE Media, mostram que 91% da população ouve conteúdos em áudio, tanto pelas faixas AM e FM quanto por plataformas digitais, como streaming e podcasts. Segundo Cármen Lúcia, o rádio sempre está presente na rotina do ouvinte, seja no carro, celular, trabalho ou em casa.
“O rádio cria um diálogo direto com o ouvinte e mantém o compromisso de levar informação segura, serviço e entretenimento com responsabilidade. Esse é o segredo da confiança que conquistamos ao longo do tempo”, explicou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.