PUBLICIDADE

Confira a lista dos 15 municípios contemplados com VaiVem

Por conta de alguns requisitos, o VaiVem Livre irá beneficiar 15 das 19 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. (Foto: Reprodução/Internet)
Por conta de alguns requisitos, o VaiVem Livre irá beneficiar 15 das 19 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. (Foto: Reprodução/Internet)

Maranguape, a 25km de Fortaleza, foi a cidade escolhida para o lançamento do programa “VaiVem Livre”. De autoria do poder Executivo, a iniciativa já começou a ser implementada e vai ofertar duas passagens gratuitas por dia para as pessoas que precisarem circular pelos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na fase inicial, estudantes de 15 cidades da RMF serão contemplados. 

Segundo o governador Elmano de Freitas, a intenção é criar um cronograma organizado para ampliar as ações e atender a todos os públicos.“O primeiro público beneficiado é a juventude. Estamos garantindo esse direito para eles. É importante dizer que o VaiVem não é apenas estudantil, a passagem é para ir para a escola, mas também para curtir um feriado, um espaço cultural”, destacou.

Aluna da escola profissionalizante Salaberga Torquato Gomes de Matos, Cléo Barbosa afirmou que o “VaiVem” terá impacto direto em um dos principais desafios da classe estudantil. “Saímos de casa todos os dias em busca dos nossos sonhos. Enfrentamos algumas barreiras e o custo com as passagens é uma delas. Mas hoje isso mudou. Só tenho a agradecer”.

É válido reforçar que o VaiVem vai garantir passagens gratuitas – uma de ida e uma de volta – nos deslocamentos entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. No entanto, essas cidades precisam ser assistidas pelo serviço metropolitano nos modos rodoviário e metroviário. Por essa razão, quatro municípios ficaram de fora.

Confira a lista dos 15 contemplados:

Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Leitão destacou o pioneirismo do estado em relação ao país e detalhou sobre a gama de agentes envolvidos para garantir o sucesso da política pública. “O Ceará é o primeiro que implanta o sistema de VaiVem em uma região metropolitana. Nós temos 15 municípios envolvidos nesta ação, seis empresas de ônibus, oito empresas de cooperativas de vans, o metrô. O VaiVem é tanto para dia útil como para os outros dias, tanto para o período letivo como não”, detalhou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir