PUBLICIDADE

Confira como ficou a divisão de prefeituras por partidos no Ceará

Após o término do primeiro turno, 182 prefeitos já foram eleitos no Ceará, deixando apenas Fortaleza e Caucaia como os municípios que enfrentarão um segundo turno. A maior vitória foi do PSB, partido do senador Cid Gomes, que conquistou um total de 65 prefeituras.

Em segundo lugar, o PT, sob a liderança do ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana, juntamente com o atual governador Elmano de Freitas, obteve 46 prefeituras no primeiro turno. O partido pode chegar a 48, dependendo dos resultados em Fortaleza, onde Evandro Leitão concorre, e em Caucaia, onde Waldemir Catanho busca a vitória. Apesar de serem aliados a nível estadual, PSB e PT foram os partidos com mais candidaturas, resultando em disputas diretas em 43 cidades, das quais o PSB saiu vitorioso.

Na terceira posição, mas já com uma distância do PT, está o PSD de Domingos Filho, que elegeu 15 prefeitos em cidades estratégicas do Sertão, como Tauá, Quixadá e Orós. O partido pode aumentar esse número caso Naumi Amorim vença em Caucaia.

Confira como ficou a divisão de prefeituras por partidos no Ceará
Foto: Divulgação

Com um a menos, o Republicanos, de Chiquinho Feitosa, elegeu 14 prefeitos, incluindo reeleições em Baturité e novas lideranças em Guaramiranga e Paracuru. O PP, liderado por Zezinho Albuquerque, alcançou 13 prefeitos, destacando-se em cidades como Cascavel, Jijoca de Jericoacoara e Trairi.

Abaixo da marca de 10 prefeitos, o MDB, presidido pelo deputado federal Eunício Oliveira, contabilizou nove vitórias, com destaque para Delma Ferreira em Fortim. O PRD, com cinco prefeitos, também se sobressaiu na Região Metropolitana de Fortaleza, garantindo reeleições em Aquiraz e Itaitinga, além de vencer em Eusébio. No Interior, o partido teve sucesso com reeleições em Nova Russas e Limoeiro do Norte.

Em contraste, o PDT, de Ciro Gomes, Roberto Cláudio e André Figueiredo, viu uma queda em relação ao resultado de 2020, quando liderou em número de vitórias no Ceará. Neste ano, o partido elegeu apenas cinco prefeitos, não emplacando a reeleição de José Sarto. O União Brasil teve o mesmo desempenho, elegendo cinco prefeitos e conquistando vitórias em Sobral, Pacajus e Pacatuba, além de uma reeleição em Maracanaú.

Além disso, três partidos conseguiram eleger prefeitos no Estado: Podemos, com dois em Aracati e Juazeiro do Norte; PSDB, também com dois em Iguatu e Massapê; e Solidariedade, com um em Parambu.

Dos 27 partidos que lançaram candidaturas, 15 não conseguiram eleger prefeitos. O PL, que disputará o segundo turno em Fortaleza com André Fernandes, ainda tem a possibilidade de eleger um prefeito se vencer na Capital. Porém, não obteve vitórias em outros 15 municípios.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir