Passada a Copa do Mundo, as atenções se voltam para se voltam para as disputas nacionais e locais do futebol brasileiro.
A temporada já começa nos primeiros dias de 2023, sem muito tempo para curtir a abstinência de futebol. Em 2 de janeiro a bola começa a rolar pela Copa São Paulo de Futebol Júniors, a principal competição nacional das categorias de base. 128 clubes de todos os estados do País participam da competição e o Estado do Ceará terá as representações de Fortaleza, Ceará, Floresta e Grêmio Pague Menos.
Copa do Nordeste
Para os cearenses começa no próximo dia 5 de janeiro. O Ferroviário joga em casa, no Estádio Presidente Vargas, contra o ASA de Arapiraca e o Caucaia visita o Santa Cruz, no Arruda em Recife.
Para avançar a próxima fase as duas equipes precisam vencer os confrontos que leva a disputa de pênaltis em caso de empate.
Caso o Ferroviário avance enfrenta em uma eventual segunda fase o vencedor de Confiança SE e Sousa PB. Caso o Caucaia vença o Santa Cruz, o adversário sai do confronto entre Botafogo PP e Retrô de PE.
Os outros jogos da primeira fase de classificação da Copa do Nordeste são Vitória BA x Cordino MA; Jacuipense BA x Altos PI; CSA AL x Potiguar RN; América RN e Moto Club MA.
Os clubes melhores ranqueados na CBF fazem o jogo único como mandantes nas duas fases. Quem vencer se classifica e em caso de empate há disputa de pênaltis.
A fase de grupos começa no dia 21 de janeiro, mas ainda sem a data definida dos confrontos. Fortaleza e Ceará estreiam dia 21 ou 22 de janeiro: o Leão, atual campeão da competição enfrenta o Campinense, em casa. O Ceará estreia fora de casa contra uma equipe que virá da fase eliminatória.
O Fortaleza está no Grupo A da competição ao lado de Atlético BA, CRB, Fluminense PI, Sport e Sampaio Correia e mais duas equipes oriundas das eliminatórias. No Grupo B, o Ceará tem a companhia de Bahia, ABC, Campinense, Náutico, Sergipe e outros dois classificados da fase eliminatória.
Na fase de grupos, as equipes do Grupo A enfrentam as do B e jogam dentro os grupos a partir das quartas de final, sendo o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro.
A competição deve terminar dia 3 de maio.
Campeonato Cearense
Previsto para começar no dia 15 de janeiro, o Campeonato Cearense chega com regulamento diferente em 2023. Serão dois grupos de cinco, onde um grupo enfrenta os adversários do outro em turno único.
No Grupo A estão Ceará, Iguatu, Caucaia, Barbalha e Atlético CE. No B, Fortaleza, Maracanã, Ferroviário, Pacajus e Guarani de Juazeiro.
Os primeiros colocados de cada grupo passam direito às semifinais. Os segundo e terceiro colocados de cada grupo jogam entre si a segunda fase em jogos de ida e volta. Quem vencer enfrenta o líder do seu grupo nas semifinais.
As duas equipes piores colocadas de cada grupo vão disputar o quadrangular de rebaixamento, sendo que as duas piores no quadragular estarão rebaixadas para a Série B de 2024.
A previsão de término do Cearense 2023 é dia 9 de maio.
Libertadores
O Fortaleza conheceu, nesta quarta-feira (21), o adversário na fase preliminar da Liberadores: o Deportivo Maldonado, do Uruguai. A partida de ida entre ambos deve acontecer dia 22 de fevereiro, a volta, dia 1 de março, no Castelão.
Caso se classifique para a fase de Grupos as disputas acontecem começam dia 4 de abril, mesma data prevista para o início da disputa da Copa Sul-Americana.
Competições Nacionais
A primeira competição nacional é a disputa da Supercopa do Brasil entre Palmeiras (campeão da Série A) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil) que acontece dia 1 de fevereiro. A CBF ainda não definiu o local da partida.
Outras competições:
- Copa do Brasil: entre 22 de fevereiro a 23 de setembro (14 datas)
- Série A: entre 16 de abril a 3 de dezembro (38 datas)
- Série B: entre 15 de abril a 25 de novembro (38 datas)
- Série C: entre 23 de abril a 12 de novembro (27 datas)
- Série D: entre 30 de abril a 29 de outubro (24 datas)