A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Conheça o mercado de trabalho do Hidrogênio Verde

O crescente mercado de hidrogênio verde (H2V) no Brasil está abrindo um leque de oportunidades para diversos profissionais. De acordo com o estudo “Mercado de Hidrogênio Verde e Power to X: Demanda por Capacitações Profissionais”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), diversas profissões serão impulsionadas à medida que a cadeia produtiva de H2V se consolida no país. Engenheiros de diversas especialidades, economistas com experiência em planejamento e gestão, especialistas em regulação e legislação, além de técnicos em áreas como eletrotécnica e mecânica, estão entre os profissionais mais requisitados.

Outro estudo relevante, “Hidrogênio Verde: Oportunidades para o Brasil”, elaborado pela Fundação Heinrich Böll Brasil, destaca que muitas oportunidades de trabalho estão ligadas à criação de projetos para a produção de H2V. Esses projetos abrangem desde a construção de plantas de energia renovável até a produção e comercialização do hidrogênio verde.

Para suprir a demanda por profissionais capacitados, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) tem promovido importantes iniciativas por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e do SENAI Ceará. O IEL Ceará iniciou em 2023 uma série de programas educacionais, incluindo um MBA em Gestão de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, o primeiro do estado, além de cursos de formação na mesma área.

Gil Ximenes, analista ambiental e um dos participantes dos cursos, elogiou a formação: “Foi uma excelente experiência que agregou bastante conhecimento técnico e proporcionou um ótimo networking. O curso me ajudou a me direcionar dentro da área de energias renováveis, aplicando esse conhecimento nos projetos da companhia onde trabalho”, afirmou.

Em março deste ano, o SENAI Ceará inaugurou o Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Marães Picanço Júnior, um dos mais completos do país. Em parceria com organizações como Aeris Energy, Maersk Training e GIZ (Agência de Cooperação Alemã), o centro oferece laboratórios de alta tecnologia dedicados à pesquisa e ensino na área de hidrogênio verde. Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética, destacou a importância do novo laboratório: “É um dos únicos do Brasil e permite compreender desde a produção até a aplicação do hidrogênio verde.”

O SENAI Ceará também oferece cursos recorrentes em energia solar, energia eólica e distribuição de energia, refletindo o crescimento do mercado de hidrogênio verde. Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, ressalta a importância dessas capacitações: “As oportunidades são vastas e é fundamental que a demanda por profissionais qualificados seja suprida por talentos locais.”

Para quem deseja se aprofundar no mercado de hidrogênio verde, a FIEC organiza o FIEC Summit, o maior evento anual do Brasil dedicado ao tema. O evento, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, contará com conferências, exposições e oportunidades de networking com especialistas nacionais e internacionais. Em sua terceira edição, o FIEC Summit é uma plataforma única para explorar as oportunidades oferecidas por essa nova fronteira energética.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir