Nesta quarta-feira (05), o Fortaleza vai entrar na Sulamericana diante do Palestino, na Arena Castelão, às 19h. Apesar de ser um clube modesto do Chile, a equipe tem participado constantemente de competições internacionais e tem uma história riquíssima.
O clube nasceu em 1920, no início o clube nasceu em Osorno, no Sul do Chile, posteriormente o clube migrou para Santiago. A instituição nasceu através de um grupo de palestinos que imigraram do seu país natal para o Chile, país onde se concentra a maior colônia palestina do Mundo, com mais de 300 mil pessoas.
O escudo e o uniforme do clube apresentam as cores da bandeira Palestina, denotando ainda mais que o time chileno é o símbolo máximo da representatividade e orgulho do povo palestino, contando com torcedores no Oriente Médio.
Apesar de nascer nos anos 20, apenas nos anos 50 o clube saiu do amadorismo e virou uma instituição de futebol profissional. Após dois anos de profissionalismo, a equipe venceu o seu primeiro título chileno, que viria a ganhar novamente em 78 e jamais repetir esse feito. Além da liga nacional, o Palestino conquistou por duas vezes a Copa Chilena nos anos 70 e um tricampeonato em 2018.
Em 2014, um dos episódios mais polêmicos da história do “El Tino” aconteceu. Nas camisas dos jogadores do clube, o número 1 foi substituído pela bandeira da Palestina antes da criação do Estado de Israel. O clube sofreu sanções econômicas e ficou proibido de usar o uniforme. Apesar da proibição, o uniforme foi sucesso de vendas ao redor do Mundo.
Os “Baisanos” como também são conhecidos, tiveram outro episódios marcante em 2014. Após garantirem a classificação para a Libertadores, após 36 anos. A conquista foi celebrada e festejada na Palestina, com uma carta emocionada do Presidente da Autoridade Nacional da Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
A TV Al Jazeera, uma das maiores emissoras do Oriente Médio, transmitiu toda a campanha do time chileno na Libertadores de 2014 e que até os dias atuais, conta com bastante apoio na região.
Como joga?
O time tem como uma grande característica atrair o adversário para seu campo e gosta de usar o goleiro para iniciar as suas construções ofensivas, usando e abusando de bolas longas e a velocidade dos seus atacantes, Benitez e Salas.
Em confrontos contra adversários mais fortes, o clube chileno normalmente apresenta problemas quando é pressionado na saída de bola e erra muitos passes.
Onde joga?
O Palestino atua no estádio La Cisterna, em Santiago. O complexo esportivo foi construído em 1988 e tem capacidade para 12 mil pessoas.