Com a aproximação das eleições municipais, os cidadãos se preparam para exercer seu direito ao voto, escolhendo os representantes que conduzirão os municípios pelos próximos quatro anos. Neste contexto, conheça cada um dos candidatos à Prefeitura em Caucaia nas eleições de 2024.
Coronel Aginaldo (PL)
Diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNS) entre 2019 e 2022, Aginaldo disputa o Executivo municipal pela primeira vez, tendo Luana Forte como vice, após ter se candidatado para deputado federal em 2022 e não ter sido eleito. A coligação que o apoia é composta exclusivamente por membros do PL.
Com uma carreira de mais de 30 anos na Polícia Militar e formação no Curso de Operações Especiais (BOPE/RJ), Coronel Aginaldo é casado com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como seu principal apoio político. Em 2020, sua gestão na FNS gerou polêmica quando ele se solidarizou com policiais amotinados no Ceará, chamando-os de “gigantes” e “corajosos”. Na época, a FNS defendeu Aginaldo, destacando que seu discurso foi feito em um contexto interno e focado na resolução do impasse.
Emília Pessoa (PSDB)
A deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que anteriormente ocupou o cargo de secretária municipal de Educação e vereadora, agora busca a Prefeitura. Sua vice será Dona Célia, presidente municipal de PP e mãe de Deuzinho Filho (União Brasil), atual vice-prefeito de Caucaia.
A candidatura de Emília é apoiada pelo ex-prefeito Zé Gerardo Arruda (PDT) e pelo Cidadania, que está federado ao PSDB. A postulante ao Executivo municipal também contará com o apoio de líderes como Capitão Wagner (União), Roberto Cláudio (PDT), Roberto Pessoa (União Brasil) e Tasso Jereissati (PSDB).
Naumi Amorim (PSD)
Buscando o retorno à Prefeitura, Naumi Amorim tem Priscila Menezes, presidente do MDB e filha do presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes, como sua parceira de chapa. O candidato é ex-deputado estadual, ex-prefeito de Caucaia e atual suplente de deputado federal.
A coligação de Naumi inclui o PSD, MDB, PRD, Democracia Cristã, Podemos, Avante e PMB. Esses dois últimos, anteriormente, apoiavam a campanha de Catanho à Prefeitura de Caucaia.
Waldemir Catanho (PT)
Waldemir Catanho pauta sua candidatura no apoio de movimentos estudantis e sindicais, além de suas passagens pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Fortaleza. Para compor a chapa, seu vice é o vereador Vanderlan Alves (Republicanos).
Na disputa, a coligação conta com o apoio da federação PT/PV/PCdoB, PSB, Republicanos, Psol, Rede, SD e PRTB. Recentemente, Catanho atuava como Secretário de Articulação Política do Ceará e fez parte da administração de Luizianne Lins (PT) em diversos cargos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.