Com a aproximação das eleições municipais, os cidadãos se preparam para exercer seu direito ao voto, escolhendo os representantes que conduzirão os municípios pelos próximos quatro anos. Neste contexto, conheça cada um dos candidatos à Prefeitura em Fortaleza nas eleições de 2024.
André Fernandes (PL)
Disputando a Prefeitura pela primeira vez, André tem como vice-prefeita a advogada Alcyvania Pinheiro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como apoiador. Eles formarão uma chapa pura pelo PL, sem outros partidos formando uma coligação.
Atualmente deputado federal, André teve sucesso em eleições anteriores, sendo o deputado estadual mais votado em 2018 e repetindo o feito em 2022, mas na Câmara dos Deputados. Antes de entrar para a política, ele ganhou popularidade com vídeos políticos e humorísticos no YouTube. Seus principais aliados no Ceará incluem o deputado estadual Carmelo Neto, presidente do PL no estado, a deputada estadual Dra. Silvana e o deputado federal Dr. Jaziel,.
Capitão Wagner (União)
Ex-deputado federal e estadual, ex-vereador e disputando a Prefeitura de Fortaleza pela terceira vez, Capitão Wagner tem como sua vice a conselheira tutelar Edilene Pessoa. Em 2012, Wagner foi o vereador mais votado; em 2014, foi o deputado estadual com mais votos; e, em 2018, o deputado federal mais votado do Ceará.
Diferente das eleições anteriores, o candidato disputará a eleição deste ano sem alianças partidárias, contando apenas com o apoio de membros do próprio União Brasil. Entre os apoiadores estão o deputado federal Danilo Forte e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que o escolheu para atuar como secretário municipal de Saúde.
Chico Malta (PCB)
Engajado nas causas sociais, Chico Malta disputa à Prefeitura acompanhado por Roberto Santos. O companheiro de chapa, ocupando a posição de vice, é operário e diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Fortaleza e Região Metropolitana.
Chico Malta tem um vasto histórico de atuação em entidades do terceiro setor, como o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e a Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará. Atualmente, o candidato ocupa o cargo de secretário de Organização do PCB.
Eduardo Girão (Novo)
O senador Eduardo Girão também concorrerá à Prefeitura de Fortaleza, tendo como vice-prefeita Silvana Bezerra de Menezes, viúva do ex-governador Adauto Bezerra. A chapa será pura pelo partido Novo, sem o apoio de outras siglas.
Girão está em seu primeiro mandato no Senado, conquistado em 2018. O candidato ganhou destaque durante a CPI da Covid e na defesa de investigações contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Além da política, Girão é empresário e já foi presidente do Fortaleza Esporte Clube.
Evandro Leitão (PT)
Evandro Leitão, em sua primeira participação na disputa pela Prefeitura, contará com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) como sua vice. Evandro é apoiado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo governador Elmano de Freitas (PT), além de receber o apoio de outros partidos, como PC do B, PV, PP, PSB, Republicanos e MDB.
Atualmente, Evandro é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual. Além disso, Evandro também já presidiu o Ceará Sporting Club.
George Lima (Solidariedade)
George Lima, ex-deputado estadual e empresário, é candidato à Prefeitura com a advogada Rachel Girão como vice em uma chapa pura. Com experiência em diversos setores, George entrou na política em 2018, atuando brevemente na Assembleia Legislativa do Ceará, onde defendeu pautas de sustentabilidade.
Em 2019, o candidato também assessorou Élcio Batista na Casa Civil durante o governo de Camilo Santana. Em 2022, foi cogitado como candidato pelo PSDB, mas optou por não concorrer, filiando-se ao PDT.
José Sarto (PDT)
Em busca da reeleição, Sarto conta novamente com Élcio Batista (PSDB) como seu vice. Este ano, Sarto não contará com o apoio do Partido dos Trabalhadores em decorrência do rompimento entre PT e PDT no Ceará.
Mesmo assim, o candidato é apoiado por figuras, como o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Sarto tem também muito apoio na Câmara Municipal. Sua coligação conta com o apoio dos partidos Agir, Avante, Democracia Cristã, Mobiliza, PSDB, Cidadania e PRD. Antes de ser prefeito, o gestor já foi vereador de Fortaleza e deputado estadual por sete mandatos, incluindo a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará.
Técio Nunes (Psol)
Iniciando sua trajetória em busca do Executivo municipal, Técio Nunes terá como companheira de chapa Cindy Carvalho (Rede). A princípio, a chapa seria independente, mas a parceria foi feita devido à federação entre os partidos.
Técio é produtor cultural, atuando como secretário de Organização da Executiva Nacional do Psol, além de presidir o Psol Fortaleza e a Federação Estadual Psol/Rede. A candidatura conta com o apoio da Unidade Popular (UP), após o historiador Haroldo Neto desistir da candidatura.
Zé Batista (PSTU)
Zé Batista concorre com Maria de Lourdes Gonçalves da Costa, conhecida como Malu Costa, como vice-prefeita. O PSTU optou por uma chapa pura, sem coligações com outros partidos.
O candidato é operário da construção civil, atua na direção do partido e é coordenador licenciado da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Zé Batista concorreu ao Governo do Ceará em 2022, além de pleitear uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza 2020.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.