PUBLICIDADE

Conheça os candidatos à Prefeitura de Maranguape

Com a aproximação das eleições municipais, os cidadãos se preparam para exercer seu direito ao voto, escolhendo os representantes que conduzirão os municípios pelos próximos quatro anos. Sabendo disso, conheça cada um dos candidatos a Prefeitura de Maranguape nas eleições de 2024.

 

 

ÁTILA CÂMARA (PSB)

Concorrendo a reeleição pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Átila Câmara tem 43 anos, é advogado e atual gestor da cidade. O candidato está em busca de seu terceiro mandato como prefeito de Maranguape, tendo Gurgel Neto, do Partido Verde (PV) e atual vice-prefeito, compondo sua chapa para eleições municipais.

A trajetória política do candidato começou em 2008, quando foi eleito vereador de Maranguape. Na votação municipal seguinte, Câmara foi eleito prefeito da cidade pela primeira vez, porém, não foi reeleito em 2016. Enquanto isso, nas eleições de 2020, voltou a ser escolhido pela maioria da população para ser gestor mais uma vez, quando teve 22.391 votos, correspondendo a 36,38% de todos.

Apesar de ter sido eleito pelo Solidariedade em 2020, agora Átila Câmara irá disputar as eleições deste ano pelo PSB, que já foi afiliado quando foi eleito vereador em 2008. Em território cearense, desde 2023, o partido é comandado pelo ex-deputado estadual Eudoro Santana, pai do do ministro Camilo Santana (PT).

Desde então, o PSB voltou a ficar próximo da centro-esquerda do Ceará, fazendo com que componha a base do governo Elmano de Freitas (PT). Além disso, isso fez com que o partido de Câmara virasse aquele com a maior quantidade de prefeitos, saindo de oito, para, até então, 64 gestores.

O candidato tem o apoio do Republicanos, PDT, Avante, Solidariedade e a Federação entre PT, PC do B e PV. Ademais, Câmara ainda é apoiado pelos aliados do próprio partido, como Eudoro Santana e o senador Cid Gomes, que é a principal liderança do PSB. Já em relação a outros partidos, o concorrente tem o respaldo de Elmano de Freitas (PT), Camilo Santana (PT), deputado federal Matheus Noronha (Republicanos), e os deputados estaduais Júlio César Filho (PT) e João Jaime (Republicanos).

 

DR. LUCILVIO GIRÃO (PSD)

Concorrendo pelo Partido Social Democrático (PSD), Lucílvio Girão Sales, ou popularmente conhecido como Dr. Lucílvio Girão, tem 71 anos e atualmente está ocupando seu sexto mandato como deputado estadual. O candidato nasceu em Maranguape e tem Andrea Nunes de Matos (MDB) fazendo parte de sua chapa para o cargo de vice-prefeita.

Além de seus seis mandatos de deputado estadual, Girão também é médico-cirurgião, no qual já administrou unidades de saúde em Acaraú e em Fortaleza. Sua trajetória na política começou em 1992, quando concorreu ao cargo de vereador em Fortaleza e ficou na 1ª suplência, chegando a ser efetivado na mesma legislatura. Em 2008, Girão também concorreu à Prefeitura de Maranguape pelo PMDB, mas não conseguiu vencer a corrida eleitoral.

Fundado por Gilberto Kassab, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São Paulo, o PSD em território cearense faz parte do loco de aliança a Elmano de Freitas (PT) e ocupa cargos no Governo do Estado. O partido tem como alguns dos seus principais nomes Domingos Filho, ex-vice-governador e presidente da legenda no Estado, Domingos Neto, deputado federal e mandatário do PSD Fortaleza, e Luiz Gastão, deputado federal.

Fora aqueles que fazem parte do PSD, Girão tem o apoio do União Brasil, MDB e Agir. No entanto, vale lembrar que estas duas últimas siglas faziam parte da base do prefeito Átila até o lançamento das pré-candidaturas no início do ano, mas depois se tornaram oposição.

Dentro do MDB, Dr. Lucílvio Girão tem o apoio do deputado estadual Danniel Oliveira e o ex-senador, deputado federal e presidente da legenda no Ceará, Eunício Oliveira. Enquanto isso, no União Brasil o candidato é apoiado por Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, Fernanda Pessoa, deputada federal, Firmo Camurça, deputado estadual, George Lopes Valentim, ex-prefeito de Maranguape

 

SAMARA CORDEIRO (PRD)

Concorrendo pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Samara Cordeiro tem 40 anos e é terapeuta ocupacional. A chapa da candidata é formada por Rogaciano Marçal (PRD), que já teve um mandato de vereador em Maranguape, como vice-prefeito.

Vale lembrar que, entre 2017 e 2020, a concorrente já foi  titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Maranguape. Além disso, durante as eleições municipais de 2020, Cordeiro concorreu ao cargo de vice-prefeita em uma chapa do PL formada por João Paulo Xerez, mas não chegou a ser eleita.

Até o início de 20024, Samara Cordeiro comandou Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Eusébio, gerido por Acilon Gonçalves (PL).

Após deixar o PL, Cordeiro se filiou ao PRD, partido que surgiu da união entre o PTB e o Patriota em novembro de 2023. Apesar de ser uma agremiação recente, a sigla possui seis deputados federais, fazendo com que possua , tempo de propaganda no rádio e TV para as chapas majoritárias e proporcionais.

Em território cearense, o partido, que é comando pelo o vereador de Fortaleza, Michel Lins, está em busca de fortalecer a presença nos legislativos municipais.

Mesmo tendo deixado o partido, Cordeiro tem apoio de membros do PL, como Acilon Gonçalves (PL), prefeito do Eusébio, e Júnior Mano (PL), deputado federal.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir