PUBLICIDADE

Conheça os candidatos à Prefeitura de Sobral

Com a aproximação das eleições municipais, os cidadãos se preparam para exercer seu direito ao voto, escolhendo os representantes que conduzirão os municípios pelos próximos quatro anos. Sabendo disso, conheça cada um dos candidatos a Prefeitura de Sobral nas eleições de 2024.

Izolda Cela (PSB)

Concorrendo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Izolda Cela é professora e psicóloga, fora que possui mestrado em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialização  em gestão pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A candidata é natural do município da Região Norte, onde atuou secretária-adjunta de Educação de Sobral durante o segundo mandato de Cid Gomes como prefeito da cidade. Além disso, foi titular da pasta enquanto Leônidas Cristino (PDT) era prefeito de Sobral. Já quando Cid foi eleito governador do Estado, Izolda comandou a Secretaria de Estado de Educação do Ceará de 2007 a 2014.

Enquanto acontecia o embate eleitoral entre o PDT e o PT para a disputa eleitoral de 2022, Izolda foi um dos nomes cotados para concorrer a Governadora do Estado, tendo apoio de diferentes partidos e lideranças que integravam a aliança estadual , como Camilo Santana e Cid Gomes.

No entanto, internamente, a candidata foi preterida por Roberto Cláudio, que foi escolhido pelo PDT como o candidato ao cargo de gestor estadual. Isso fez com que o PT decidisse lançar uma candidatura própria, formada por Elmano de Freitas, fora que ocasionou na retirada de Izolda do PDT.

Ficando sem partido até fevereiro de 2024, Izolda se se filiou ao PSB junto ao senador Cid Gomes e outros prefeitos. A concorrente ficou a frente da secretaria-executiva do Ministério da Educação de janeiro de 2023 até o início de junho de 2024, quando deixou o cargo para estar disponível para concorrer nas eleições municipais de 2024.

 

Oscar Rodrigues (União Brasil)

Concorrendo pelo União Brasil , Oscar Rodrigues é graduado em Ciências Contábeis, Teologia e Ciências, fora que possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e mestrado e doutorado em Teologia.

A vida profissional do candidato começou como professor da rede estadual de ensino em Sobral e em cidades próximas. Rodrigues também trabalhou por cinco anos na Polícia Civil do Ceará e foi professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Além de tudo isso, ele é empresário no setor da Educação, possuindo atualmente sete instituições de ensino superior, e o fundador do Centro Universitário Inta (Uninta), no qual hoje tem o cargo de chanceler

Já no âmbito político, Rodrigues, em 2020, concorreu pela primeira vez para a um cargo eletivo, no qual disputou para a função de gestor de Sobral. Na ocasião, disputou contra Ivo Gomes, que buscava reeleição, e acabando perdendo a disputa com 40,77%, enquanto seu adversário teve 59,23%.

Já em 2022, durante o fim do prazo eleitoral, Oscar Rodrigues deixou o MDB para se filiar ao União Brasil, que na época era disputado por Capitão Wagner e o suplente de senador Chiquinho Feitosa, mas que acabou tendo a disputa vencida pelo primeiro citado. Com o partido na oposição, tanto Oscar Rodrigues como o filho, o deputado federal Moses Rodrigues, mudaram de legenda.

Naquela disputa eleitoral, Oscar Rodrigues concorreu pela primeira vez para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), conquistando uma cadeira com pouco mais de 54 mil votos. A maior votação dele foi em Sobral, onde conquistou mais de 17,1 mil votos.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir