PUBLICIDADE

Câmara vai apreciar denúncias apresentadas contra Inspetor Alberto

Uma série de polêmicas envolvendo o vereador Inspetor Alberto (PL) levaram o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (Consetica) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) a agendar uma reunião para o próximo dia 20 de maio. O encontro foi marcado mesmo antes da conclusão da análise dos pareceres, segundo o presidente da comissão, Professor Enilson (Cidadania).

De acordo com o parlamentar, os documentos chegaram nesta quarta-feira (14/05), encaminhados pela Procuradoria da Casa. Enilson afirma estar analisando o material, mas decidiu não esperar para marcar a reunião da comissão.

O presidente do colegiado informou que todos os processos em pauta envolvem Inspetor Alberto. Algumas denúncias anteriores, apresentadas por parlamentares, foram retiradas e substituídas por representações feitas diretamente por partidos políticos, como o Diretório Municipal do PT de Fortaleza.

Conselho da Câmara marca reunião sobre conduta de Inspetor Alberto
Foto: Érika Fonseca / CMFor

Entre os motivos que pesam contra o vereador, está uma fala proferida em plenário no início de fevereiro, quando Alberto associou o PT à atuação de organizações criminosas. Para garantir participação no julgamento do caso, os próprios filiados ao partido retiraram pedidos anteriores de cassação e reapresentaram a denúncia em nome da legenda.

O vereador também é alvo de outro episódio controverso. Em outubro, durante a campanha eleitoral, ele publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece puxando um porco pelas orelhas e dizendo que o animal iria “para a panela”. A atitude gerou pedidos de cassação por quebra de decoro e denúncias por crime ambiental.

Essas representações foram apresentadas por vereadores e deputados estaduais de partidos como PT e PSOL, além de entidades civis. O deputado federal Célio Studart (PSD) também protocolou denúncia individual contra o vereador.

No total, os pedidos alegam infrações ao decoro parlamentar e crime ambiental. Este último levou ao indiciamento de Inspetor Alberto pela Polícia Civil do Ceará em abril. Até o momento, a defesa do parlamentar afirma que ele ainda não foi informado oficialmente sobre a tramitação dos processos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir