As condutas do vereador Inspetor Alberto (PL) e da deputada federal Ana Paula (Podemos), ex-vereadora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vão entrar na pauta do Conselho de Ética da Casa. A comissão vai se reunir pela primeira vez nesta quinta-feira (22/05) para discutir os casos, todos autorizados para análise pela Procuradoria Jurídica da Câmara.

Inspetor Alberto é alvo de múltiplas denúncias. Em um dos episódios, ele aparece em vídeo puxando as orelhas de um porco enquanto faz piadas com o animal. Em outro, cita o ex-candidato a prefeito Evandro Leitão (PT), dizendo: “Prepara o teu caixão”. Ambos os casos viraram inquéritos policiais. Nesse último, o vereador fez um acordo judicial e vai doar cinco salários mínimos à Santa Casa.
Em abril, a Polícia Civil indiciou o parlamentar por maus-tratos e injúria eleitoral, apesar da defesa afirmar que não houve intenção de crueldade para com o animal. Além disso, há uma denúncia por um vídeo associando o PT a facções criminosas, o que, mesmo fora da atual legislatura, também será analisado.
Em se tratando de Ana Paula, a parlamentar responde por agressões ocorridas em sessão da Câmara no começo de 2024. A então vereadora teria dado um tapa em Juninho Aquino, suplente de vereador, e empurrado a vereadora Cláudia Gomes (PSDB) durante protestos na Casa.
O relator dos processos será o vereador Luciano Girão (PDT), segundo o presidente do Conselho, Professor Enilson (Cidadania). Girão terá até 15 dias para apresentar parecer, com possibilidade de prorrogação por mais dez. As punições vão desde retratação até perda de mandato, conforme avaliação da comissão.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.