Natural de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, André Fernandes (Partido Liberal) possui formações nas áreas de Ciências Políticas e Relações Internacionais. Atualmente no cargo de deputado federal, André ingressou na vida pública em 2018, quando foi eleito deputado estadual com 109.142 votos. Em 2022, foi o candidato do Ceará com o maior número de votos para a vaga de deputado federal. Nesta sexta-feira (02/08), André foi oficializado como pré-candidato à Prefeitura da capital em convenção do PL
Para compor a chapa na vaga de pré-candidata a vice, a escolhida foi a advogada Aldyvania Pinheiro. Diversas lideranças estaduais e municipais compareceram ao evento para prestigiar a oficialização da pré-candidatura. Para André Fernandes, o nome dele se apresenta como uma renovação no cenário político. Ele também afirmou que irá vencer a eleição municipal de 2024.
“Nós vamos vencer. A nossa candidatura é a única que mostra diferença. As nossas prioridades são essas que posto todos os dias nas nossas redes sociais e que nós vamos apresentar no dia 8, no primeiro debate. Tô doido para que chegue logo essa data para que seja mostrado quem de fato conhece a realidade de Fortaleza”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Confira a cobertura completa da Convenção do PL no Instagram da REDE ANC
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Na oportunidade, o deputado também detalhou os critérios para a escolha da vice. “Precisamos de renovação e a escolha da nossa querida vice não foi nenhum acordo, mas, sim pelo critério da competência. Aldyvania é mestre em direito, professora, comunicadora, mãe, avó, uma pessoa consagrada na comunidade Shalom, que tem propostas definitivas. Nós precisamos de pessoas boas e qualificadas e ela tem a nossa total confiança”, ressaltou.
Presidente estadual do PL, o deputado Carmelo Neto confirmou que Bolsonaro deve vir a Fortaleza no mês de agosto. Além do recebimento do Título de Cidadão Fortalezense, o ex-presidente da República deve participar de agendas de campanha de André Fernandes. “O papel do André é libertar Fortaleza e devolver a dignidade do nosso povo. A vinda de Bolsonaro é muito importante para nós, afinal é o nosso grande líder. A ajuda dele em Fortaleza é fundamental”, avaliou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Já a deputada estadual Dra. Silva afirmou que André Fernandes chega para um grande desafio apresentando características de um líder. Para ela, o deputado federal sempre apresentou uma postura clara e bem definida. “André é aquele escolhido para nos liderar, tem bom coração e chamado para liderança. Liderança não tem a ver com idade, mas com escolha. Ele sabe fazer grupo e é isso que precisamos de um líder”, destacou.
Para o deputado federal Dr. Jaziel, André Fernandes representa uma transformação para Fortaleza “André está sintonizado com um momento importante para o Brasil e para nós cristãos. André é Deus, pátria e família. A busca por liberdade está neste contexto que nos engrandece. A luta dele é nossa e nós vamos pelejar porque entendemos que André é uma cura para Fortaleza”, opinou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Por que a convenção foi fechada?
Enquanto alguns adversários políticos foram oficializados em espaços que comportavam um maior número de pessoas, o evento do Partido Liberal ocorreu em espaço mais reduzido e em evento fechado. O advogado Damião Tenório explicou que a decisão sobre o formato da convenção do PL partiu após uma orientação jurídica. De acordo com o especialista, a medida teve caráter preventivo e mostra o respeito de André Fernandes para com a Justiça Eleitoral.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Entenda
Em abril deste ano, a Justiça determinou que o deputado federal retirasse das redes sociais publicações sobre o lançamento da pré-candidatura por suposta propaganda eleitoral antecipada. Parte da decisão, inclusive, citou a quantidade de pessoas presentes no Ginásio Paulo Sarasate.
“[…] a pretexto de lançamento de sua pré-candidatura, realizou propaganda irregular antecipada, na medida em que realizou evento político de grande proporção, assemelhado a comício, com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas”.