A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

COP-27: autoridades discutem sustentabilidade e firmam acordos para o desenvolvimento do Brasil e do Ceará

Entre os dias 6 e 18 de novembro ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-27) e autoridades e figuras cearenses estão marcando presença no evento. Na ocasião, foi apresentado aos investidores internacionais o potencial do Ceará para a atração de investimentos públicos e privados na produção de energia limpa e renovável, como enfatizou a governadora Izolda Cela (sem partido).

COP-27: autoridades discutem sustentabilidade e firmam acordos para o desenvolvimento do Brasil e do Ceará
Foto: Ascom Casa Civil

“Isso vem fortalecer toda uma ação sistêmica que o Estado vem fazendo para se colocar nesse movimento de ser a casa do Hidrogênio Verde. Temos potencial para isso, tanto da natureza como de nossa infraestrutura”, afirmou.

Presente na programação e cumprindo agenda, a chefe do Executivo se reuniu com o CEO da Fortescue Future Industries (FFI), Andrew Forrest, que reafirmou a intenção da multinacional australiana em instalar uma usina de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém, em Fortaleza. A previsão é gerar 2.500 empregos na fase de construção e 800 durante a operação da unidade, que terá investimento de 6 bilhões de dólares.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, o Ceará é atualmente uma das maiores prioridades do grupo e a previsão é de que a planta já esteja em operação no ano de 2027. O titular da pasta enfatizou também que a parceria e o projeto irão alavancar o Estado.

COP-27: autoridades discutem sustentabilidade e firmam acordos para o desenvolvimento do Brasil e do Ceará
Foto: Ascom Casa Civil

“A assinatura de mais esse compromisso é de uma relevância enorme para o Ceará. Estar presente na COP27 e poder firmar mais esse acordo com a Fortescue nos dá a certeza de que o Ceará se tornará um dos maiores produtores de Hidrogênio Verde do Mundo. O povo cearense tem muito a ganhar com esse desenvolvimento, que trará mais oportunidades pro nosso estado”, ressaltou.

Ao consolidar o Ceará como o principal produtor e exportador de hidrogênio verde do Brasil, o Hub vai contribuir com a estratégia global de transição energética e descarbonização da economia por meio do uso de energias renováveis. Até o momento, o Estado já assinou 24 memorandos de entendimentos com multinacionais, além de dois pré-contratos firmados.

Agenda Brasil + Sustentável

Nesta terça-feira (15/11) o Governo Federal lançará a Agenda Brasil + Sustentável com o intuito de consolidar mais de 800 ações governamentais realizadas no Brasil nos últimos quatro anos. Segundo Gabriela Antunes, que coordenou a produção da Agenda, mais de 50 órgãos do Governo Federal, além de todos os ministérios, participaram da consolidação do documento.

“Nós estabelecemos alguns critérios para que essas metas fossem priorizadas e para que os Ministérios pudessem nos enviar essas iniciativas e identificar quais estão relacionadas a quais objetivos e metas. A Agenda Brasil + Sustentável é fruto de um trabalho colaborativo de todo o Governo Federal. É um retrato das ações de governo para a sustentabilidade”, detalhou.

COP-27: autoridades discutem sustentabilidade e firmam acordos para o desenvolvimento do Brasil e do Ceará
Foto: Ruben Naftali/Secom

Entre as ações estão o plantio de 25 milhões de mudas de árvores através da Itaipu Binacional, a geração de energia limpa, o mercado de carbono e a força da agricultura sustentável no país. Outras iniciativas também são abordadas nos painéis do estande brasileiro.

COP-27

A COP-27 é o evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas. Neste ano de 2022, a 27ª edição é sediada no Egito e analisa as vulnerabilidades, as capacidades e os limites do mundo e da sociedade para se adaptar ao atual cenário.

Durante a conferência, os países devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático. Ao longo da programação, muitas figuras políticas e autoridades do Ceará e do Brasil se reúnem para tratar de assuntos relacionados ao tema.

Entre os presentes, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o deputado federal cearense José Airton (PT); o presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa; e o secretário estadual de Relações Internacionais, César Ribeiro.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir