A Copa Colegial de Empreendedorismo estreou em 2023, com mais de 118 mil estudantes participantes, resultando em 1.400 projetos inscritos. Com o sucesso inicial, a competição se prepara para um segundo ano, prometendo envolver mais de 250 mil jovens em todo o país.
A segunda edição traz como diferencial a introdução de conteúdos sobre inteligência artificial (IA) e produção audiovisual. O objetivo é capacitar os jovens com habilidades que combinam tecnologia e criatividade, essenciais para a apresentação de projetos e para a criação de startups de sucesso. O conteúdo de IA foi elaborado com base nas tendências mais recentes do Vale do Silício, enquanto a trilha de produção audiovisual visa preparar os participantes para atingir o público.
Com o novo prazo de inscrições até 30 de abril de 2025, os organizadores esperam superar a marca do ano anterior. O objetivo é proporcionar aos jovens brasileiros a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras.
A meta da Copa é, em 10 anos, impactar mais de 100 mil escolas públicas e privadas no Brasil. Para Roberto Miranda, idealizador da iniciativa e CEO da URM Education Silicon Valley, a competição vai além do ensino técnico. Além disso, o projeto incentiva a criação de soluções que promovam uma abordagem responsável e sustentável para o desenvolvimento econômico.
A Competição
Estudantes do ensino médio, de escolas públicas ou privadas, podem participar em equipes de 2 a 5 membros, inscrevendo suas ideias no site oficial. As inscrições estão abertas até 30 de abril de 2025. Os 10 finalistas serão anunciados em maio e a grande final, no estilo “Shark Tank”, será realizada em 8 de junho de 2025.
Os prêmios incluem bolsas de estudo integrais para os três primeiros colocados, além de uma experiência exclusiva no Silicon Valley Boot Camp, na Califórnia, para a equipe vencedora. A escola e o professor orientador da equipe campeã também receberão prêmios em reconhecimento à sua contribuição.
Parceiros e Patrocinadores
A iniciativa já conta com o apoio de secretarias estaduais de Educação de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Mato Grosso, além de empresas patrocinadoras como Siemens, Basf e Stone. A Copa oferece cotas de patrocínio incentivadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com abatimento de 100% no imposto de renda para pessoas físicas e jurídicas.
Além de patrocinadores, voluntários têm se engajado na causa, oferecendo mentorias e palestras motivacionais. Interessados em contribuir com o projeto ou associar sua marca a essa iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail incentivar@copacolegial.com.br.
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