A competição distribuiu aos participantes R$ 42 milhões, quase o dobro da edição anterior. Com o título, o Ceará garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024
A edição 2023 da Copa do Nordeste, vencida pelo Ceará, foi um sucesso em todos os sentidos. Estádios lotados, grandes clássicos e cotas e premiações recordes em todas as fases para os clubes e federações envolvidas. Comercialmente, a competição estabeleceu números incríveis. Dezessete patrocinadores estamparam suas marcas em campo e dezenas de ativações foram feitas para aproximar a competição do torcedor.
O sucesso não parou aí. O interesse do torcedor pela Copa do Nordeste registrou um aumento expressivo de engajamentos nas redes sociais, e audiência de ponta em algumas capitais.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a organizadora oficial da competição, que tem atraído mais patrocinadores e o interesse dos grandes clubes e empresas nacionais e internacionais que enxergam na Lampions League a oportunidade de negócios no mundo do futebol.
Além de reajustar os valores de todas as fases da Copa, a entidade pagou ao campeão premiação recorde – o Ceará recebeu mais de R$ 6 milhões ao ganhar o título. No total, a competição distribuiu R$ 42 milhões aos clubes e federações envolvidas.
“Dobramos a premiação neste ano. Oferecendo mais recursos financeiros, tornamos a competição mais atrativa para patrocinadores e torcedores. Ano que vem vamos fazer um campeonato com uma premiação ainda mais interessante para todos os envolvidos. A Copa do Nordeste será melhor ainda em 2024”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Torcedores revelam suas paixões nas redes sociais
Nas redes sociais, a Copa do Nordeste de 2023 também bombou. A página oficial da competição no Facebook teve um acréscimo de 189,20% de acessos. No Instagram, os números também falam alto, com 1,7 milhão de internautas interagindo com as publicações oficiais. Nessa plataforma, a Copa obteve mais 74 mil novos seguidores.
Para o presidente do Ceará, João Paulo Silva, “a competição foi muito bem organizada”, o que, segundo ele, amplia o leque da Copa do Nordeste para o restante do País. “Não está interessando apenas quem é da região. Já caiu no gosto dos brasileiros. A Copa do Nordeste tem um glamour por envolver clubes de massa, como Ceará, Sport, Fortaleza, Bahia, Vitória e Santa Cruz e outros grandes do Nordeste”, declarou.
Ele ressaltou a festa da torcida cearense no Castelão, quando da primeira partida da final, com quase 60 mil pessoas no estádio, “um espetáculo”, e também enalteceu os torcedores do Sport no jogo seguinte na Ilha do Retiro. “Outro show”.
O goleiro Richard, destaque da conquista cearense, fez coro às palavras do presidente do clube. “Sensação única. A gente sabe da importância desse título. Não só os jogadores, mas a torcida também merece. Batemos na trave no Cearense e não podíamos deixar agora passar de novo. Quero agradecer a torcida que saiu lá da capital do Ceará para fazer essa linda festa (na Ilha do Retiro). Isso é importante demais. Estou feliz.”
Taça para o governador
A diretoria do Ceará se reuniu com o governador Elmano de Freitas na última segunda-feira (8) e entregou uma réplica da Orelhuda, a Taça da Competição ao chefe do Executivo Cearense, declaradamente torcedor alvinegro.