Antônio Almeida (MDB), prefeito de Trussu, distrito de Acopiara, exibiu no último domingo (28) o filme “Divertidamente 2” em uma praça pública da localidade. O longa-metragem ainda está sendo exibido nos cinemas de todo o mundo e ainda não possui cópias oficiais tanto físicas quanto digitais para serem assistidos de outra maneira. Portanto, o gestor utilizou de uma versão pirata para exibi-lo.
O prefeito afirma que o distrito exibe frequentemente filmes de maneira gratuita, focando principalmente no público infantil e idoso, chamando o evento de “Cine Cultura”. Para esta última edição, o gestor municipal convoca a população para assistir “Divertidamente 2” desde a última semana, ao ponto do prefeito publicar nas redes sociais um vídeo assistindo o próprio filme em sua casa enquanto come pipoca.
No dia da exibição, um telão e um sistema de som foram montados na praça que ocorreu a exibição, no qual ficou lotada. Além disso, a versão reproduzida no filme possuía uma marca d’agua da plataforma que o filme foi disponibilizado ilegalmente. Vale lembrar a pirataria de filmes ou séries está no artigo 184 do Código Penal Brasileiro, proibindo o o download sem autorização e podendo pegar uma pena através de detenção ou multa.
Já em relação a exibir uma cópia pirata visando lucro ou acesso ao público a obra, a situação quebra a Lei de Direitos Autorais (9.610/98), no qual protege a exibição de obras sem autorização prévia para a reprodução parcial ou integral.
Na última segunda-feira (29), Almeida se manifestou sobre o assunto, reforçando que o “Cine Cultura” acontece periodicamente pela prefeitura do local, com objetivo de entreter crianças e idosos da zona rural do município. No entanto, o gestou negou que a iniciativa tenha um objetivo eleitoral.
“Tinha só criança, todo mundo ficou feliz, não houve discurso político, nem político tinha, o único era eu, mas eu nem falei, não tinha nada a ver com política, o filme também não é sobre política”, disse o prefeito.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC