com informações da Assessoria de Imprensa do Fortaleza
Em partida diante o Castanhal/PA, o Fortaleza estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quarta-feira (3). Integrante do Grupo 11, que tem como sede a cidade de Assis, em São Paulo, o Tricolor de Aço enfrentará, além do time nortista, o CRB de Alagoas e o paulista VOCEM.
Vice-campeão estadual em 2023, o Leão teve uma temporada com boas atuações. Sob comando do técnico Léo Porto desde maio do ano passado, a equipe Sub-20 disputou 30 jogos, entre eles jogos profissionais e Sub-19, conquistando 21 vitórias e amargando três derrotas. Na categoria, o time tricolor foi derrotado uma vez.
Para preparar melhor os atletas para a Copinha, competição brasileira mais importante das categorias de base, a equipe Sub-20, disputou a Taça Fares Lopes. Com uma goleada sofrida diante do Guarani de Juazeiro e um empate com o Pacajus, o Fortaleza acabou eliminado da competição ao ser derrotado pelo Iguatu, por 2 a 1, fora de casa. A equipe do Centro-Sul do Ceará foi a campeã do torneio, garantindo vaga para a Copa do Brasil deste ano.
Com novo olhar para o mercado, o Leão trouxe atletas do futebol sul-americano também para as categorias de base. Um exemplo é o meia Kervin Andrade, venezuelano de 18 anos tido como uma promessa no país onde nasceu. Com um rápido período de adaptação, o atleta se diz pronto para fazer uma boa Copinha.
“Sou muito grato ao Clube por me abrir as portas. No começo a adaptação foi um pouco difícil pois estava vindo de outro país, com outra intensidade, outra maneira de jogar futebol, tudo isso somado ao fato de se falar outro idioma, mas o dia a dia com meus companheiros e a comissão técnica me ajudaram a ter confiança e poder desenvolver meu estilo de jogo. Eu estou me preparando para poder retribuir a expectativa depositada em mim pelo Clube, poder fazer uma boa Copinha e assim poder ficar por muito mais tempo defendendo o Fortaleza”, comentou o meia.
Integrante do grupo que chegou às quartas de final na Copinha de 2023, o zagueiro e capitão João Henrique disputará a terceira, e última, Copa São Paulo. No Leão desde o Sub-15, o atleta maranhense se diz emocionado em fazer a última competição de base pelo clube que lhe abriu as portas ainda novo.
“É um misto de emoções. Vou me doar ao máximo para representar muito bem esta instituição na Copinha. Tenho muita gratidão por tudo que o Fortaleza fez por mim e a melhor forma que eu tenho de retribuir é colocando o clube no patamar que ele merece“, comentou o capitão tricolor.
Com uma lista com 30 jogadores inscritos, o técnico Léo Porto deu oportunidade a alguns jogadores oriundos da categoria Sub-17, como o lateral-esquerdo Arthur. Ele ganhou oportunidade nos treinamentos e ao se destacar ganhou minutos na Taça FCF, no que resultou na convocação para a disputa da competição.
O Ceará estreou na Copinha com vitória diante do Rondoniense, por 1 a 0, na última terça-feira (2). Os outros dois representantes são Atlético Cearense, no Grupo 14 (em Itapira) ao lado de Itapirense-SP, Criciúma e Ituano. A estreia da Águia é nesta quarta, às 15h30min, contra o Ituano. E o Floresta, que está no Grupo 18 (em Santana de Parnaíba) ao lado de SKA Brasil-SP, Atlético-MG e Timon-MA. O Lobo da Vila Manoel Sátiro estreia dia 4, às 17h15min contra o SKA Brasil.