
Dados do Batalhão de Salvamento Marítimo revelam que, do dia 1º de janeiro de 2025 até 28 de dezembro do mesmo ano, o Corpo de Bombeiros realizou 536 trabalhos de resgate a afogamentos, além de 28.097 ações de prevenção diretas junto aos banhistas. Para além das estatísticas, esse cenário revela o compromisso dos profissionais, não somente com moradores de regiões litorâneas, mas também com aqueles que optam pelo Ceará como local de visitação. Essas e outras informações justificam a importância do guarda-vidas, um dos profissionais da área que é celebrado no dia 28 de dezembro.
Foi justamente em alusão a essa data que o Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desta segunda-feira (29/12), em Fortaleza, a solenidade. O evento reuniu autoridades militares e civis e foi marcado pela entrega de condecorações a bombeiros militares e parceiros que se destacaram no salvamento marítimo, além de homenagens a profissionais que contribuíram para o fortalecimento das ações de prevenção e resgate.
Preparo dos Guarda-Vidas
Só nos doze meses deste ano, até o momento, dezenas de pessoas foram encontradas em trabalhos de resgate, além de fatos que registram equipes preparadas para atendimento pré-hospitalar, tanto clínico quanto traumático. A postura que é adotada no cotidiano dos componentes da categoria é exigida, sobretudo, em época de grande fluxo de pessoas, a exemplo do atual contexto.
Para tanto, o Corpo de Bombeiros reforça que a consciência da população também é uma auxiliadora nos trabalhos destes profissionais. De acordo com os comandantes da corporação, a atenção às orientações repassadas pelas equipes, a obediência às sinalizações e a adoção de comportamentos seguros são atitudes fundamentais para que o lazer nos principais pontos do Ceará ocorra de forma tranquila.

