Com a criação de um corredor exclusivo para ônibus na BR-116, o trajeto de transportes públicos entre o Centro de Fortaleza e o bairro Messejana deve ficar mais rápido. Apesar de ainda ter prazo começar a obra, já sabe que ela terá um orçamento de R$ 127,4 milhões, sendo financiada pelo Governo Federal.
Elaborado e divulgado pela Prefeitura de Fortaleza desde 2018, o projeto foi selecionado para receber repasse do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no que diz respeito a mobilidade urbana sustentável. Secretário Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, afirma que a obra irá funcionar como uma ampliação BRT localizado na avenida Aguanambi, indo do bairro de Fátima até o Terminal de Messejana.
“É uma faixa exclusiva de ônibus, com estações no canteiro central, pra melhorar a velocidade dos coletivos. Também haverá novas calçadas e ciclovias na BR-116, que já é muito mais avenida da cidade do que BR. Já perdeu as características de rodovia”, diz o secretário.
Além disso, Dias comenta o objetivo do corredor é, além de melhorar a segurança viária da BR, onde ocorrem muitos acidentes”, dar uma maior velocidade ao transporte público de Fortaleza. “A BR tem mais faixas na cidade, mas apresenta retenções, sobretudo nos horários de pico. Da periferia até o Centro, o passageiro vai ganhar tempo no dia a dia”, disse.
O secretário também falou sobre o túnel a ser construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi, no qual foi anunciado pela prefeitura da Capital em 2023, que, segundo o mesmo, “também faz parte desse corredor”.
Vale lembrar que este corredor que irá ligar o Centro ao bairro de Messejana foi anunciado em 2018, período da segunda da gestão de Roberto Cláudio. O projeto seria entre os KM 1 e 10 da BR-116 e chegou a receber licitação para as obras iniciarem em outubro daquele ano, algo que não aconteceu. No momento, a construção está prevista para começar até o início de 2025.
De acordo com Dias, durante o período da gestão de Roberto Cláudio, não havia liberação das obras pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável por trechos federais das vias públicas.
No entanto, o DNIT e a Prefeitura de Fortaleza, em abril de 2018, assinaram um termo cessão do trecho entre o viaduto da Av. Borges de Melo e o da Av. Jornalista Tomaz Coelho, localizado em Messejana, fazendo com que estivesse autorizado a iniciar intervenções pela gestão municipal.
Além disso, vale lembrar que a Prefeitura de Fortaleza também pretender criar outro corredor na Avenida Mister Hull, buscando com que ele trabalhe como uma extensão do BRT da Avenida Bezerra de Menezes até o Terminal do Antônio Bezerra.
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