PUBLICIDADE

Corrupção em Acopiara: mais de R$ 48 milhões saíram dos cofres públicos para as empresas envolvidas

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) investiga possíveis crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo servidores públicos e representantes de duas cooperativas que prestam serviço à Prefeitura de Acopiara. Na casa de um dos sócios das empresas foi apreendida a quantia aproximada de R$ 80.700,00 reais e $US 6.200,00 dólares.

O contrato entre a Prefeitura de Acopiara e as duas cooperativas teve início 2019, e desde então, já foram transferidos mais de 48 milhões de reais dos cofres públicos para as empresas.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, em Acopiara, Iguatu e Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (21), contra o prefeito, a secretária de gabinete e os empresários titulares das cooperativas, além de mandados de afastamento da função pública, por 180 dias, contra os agentes públicos. A operação apreendeu documentos, telefones celulares, computadores, além de munição e maconha.

A Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos e determinou que a Prefeitura suspenda o contrato com as cooperativas investigadas devido aos indícios de fraudes na gestão dos cooperados. No entanto, foi autorizada a contratação dos cooperados pelo município por um prazo de um ano, até que seja realizado concurso público.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir