A CPI, que investiga suposta manipulação em resultados de jogos do Brasileirão 2022 e 2023, realizou nesta última terça-feira (23/04) a chamada “Reunião Secreta”, para ouvir e analisar provas apresentadas pelo dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Botafogo Futebol Clube, o Sr. John Textor.
O caso ganhou repercussão no início desse ano, quando Textor veio a público, em suas redes sociais, revelando ter provas de manipulação de resultados em jogos do Brasileirão 2022 e 2023, que, segundo o gestor, foram determinantes para o resultado final do campeonato.
Textor, em seu depoimento à CPI, afirmou que nos jogos entre Palmeiras 4X0 Fortaleza, do Brasileiro de 2022, e Palmeiras 5×0 São Paulo, no certame de 2023, alguns atletas, de São Paulo e Fortaleza, foram comprados para entregar a partida.
Após analisar as provas apresentadas por Textor, na reunião com senadores, o presidente da CPI, o senador Jorge Kajurú, falou sobre uma possível paralização do Campeonato Brasileiro, um pedido feito pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). Acompanhe trechos da fala do Senador:
Sobre o esquema, Textor chegou a comparar a manipulação como um truque de Mágica:
A manipulação de resultados é como um truque de mágica de David Copperfield. O atacante chuta essa bola e todo mundo está olhando para ele e para o árbitro, mas não é aí onde ocorre o truque (…) É uma atitude diferente, um desânimo no momento em que você deveria estar entregando toda a energia. O que vemos é que na manipulação dos resultados isso ocorre em cada milissegundo. Afirmou Textor.
O caso segue em segredo de justiça, concomitantemente à CPI no Senado Federal que tem previsão de durar 180 dias.