PUBLICIDADE

CPMI do INSS inicia trabalhos com senadores cearenses entre titulares

Nesta quarta-feira (20/08), o Congresso Nacional deu início aos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os senadores que atuarão como titulares estão os cearenses Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo), enquanto a senadora Augusta Brito (PT) foi designada como suplente.

CPMI do INSS inicia trabalhos com senadores cearenses entre titulares
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Durante a reunião de instalação, os parlamentares definiram também a presidência e a vice-presidência da comissão. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente, recebendo 17 votos, e o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) assumirá o cargo de relator. A sessão contou com momentos de tensão, incluindo ameaças de suspensão por parte da senadora Tereza Cristina (PP), que conduzia a reunião.

O foco da CPMI será investigar descontos indevidos aplicados a benefícios de segurados do INSS por entidades privadas. O senador Omar Aziz (PSD-AM), que chegou a ser indicado para a presidência, ressaltou que a comissão seguirá as linhas de investigação da Polícia Federal, priorizando um caráter técnico nos trabalhos.

A composição da comissão inclui 16 senadores titulares, 16 deputados titulares e igual número de suplentes. O requerimento para a criação da CPMI foi apresentado em 12 de maio pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), contando com o apoio de 223 deputados e 36 senadores.

Ao assumir a presidência, Carlos Viana afirmou que a comissão terá como prioridade esclarecer os fatos, responsabilizar os envolvidos e criar mecanismos para evitar a repetição de irregularidades. “Quero aqui mais uma vez deixar claro aos senhores que não há este governo, governo anterior, não há qualquer desejo de prejudicar a quem quer que seja, que esteja na responsabilidade do INSS nos dias atuais ou nos dias passados”, disse.

Senadores titulares

Eduardo Braga (MDB-AM) Omar Aziz (PSD-AM) Izalci Lucas (PL-DF) Leila Barros (PDT-DF)
Renan Calheiros (MDB-AL) Eliziane Gama (PSD-MA) Eduardo Girão (Novo-CE) Tereza Cristina (PP-MS)
Carlos Viana (Podemos-MG) Cid Gomes (PSB-CE) Rogério Carvalho (PT-SE) Damares Alves (Republicanos-DF)
Styvenson Valentim (PSDB-RN) Jorge Seif (PL-SC) Fabiano Contarato (PT-ES) Dorinha Seabra (União-TO)

Deputados titulares

Coronel Chrisóstomo (PL-RO) Alencar Santana (PT-SP) Mário Heringer (PDT-MG) Alfredo Gaspar (União-AL)
Coronel Fernanda (PL-MT) Sidney Leite (PSD-AM) Beto Pereira (PSDB-MS) Duarte Jr. (PSB-MA)
Adriana Ventura (Novo-SP) Ricardo Ayres (Republicanos-TO) Bruno Farias (Avante-MG) Rafael Brito (MSB-AL)
Paulo Pimenta (PT-RS) Romero Rodrigues (Podemos-PB) Marcel Van Hatten (Novo-RS) Julio Arcoverde (PP-PI)

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir