
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias 1º e 11 de maio diversas atividades em alusão ao Bicentenário da Confederação do Equador. O destaque será a participação histórica do município na Revolução Pernambucana de 1817.
A iniciativa integra as comemorações promovidas pela Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural – Fundação Sintaf, em parceria com a Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
A Revolução Pernambucana, de 1817, foi um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu na então Capitania de Pernambuco, no período colonial brasileiro. Esteve ligado à insatisfação local com a presença portuguesa e com as desigualdades sociais existentes.
O destaque da programação é a homenagem à Bárbara de Alencar, reconhecida como a primeira presa política do Brasil e símbolo da luta pela liberdade na Região Nordeste. As atividades incluem exposições, lançamentos de livros, espetáculos teatrais, conferências e ações de valorização da cultura e da memória histórica do povo cearense.