PUBLICIDADE

Municípios recebem circuito presencial com obras vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura retomou o projeto de circuito presencial com os vencedores da edição de 2021. O paraense Fabio Horácio-Castro e o pernambucano Diogo Monteiro passarão ao longo do ano por mais de 30 cidades do Brasil para se encontrar com o público leitor. Na agenda de viagens, bate-papos sobre suas obras: o romance O réptil melancólico e a coletânea de contos O que a casa criou.

“O circuito anual de viagens pelo país é um trabalho que o Prêmio Sesc oferece para aproximar os escritores dos leitores. Retomamos os encontros presenciais porque o arrefecimento da pandemia está permitindo essa proximidade”, avalia Henrique Rodrigues, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc. Em 2021, foram realizados mais de 80 encontros com clubes de leitura em formato on-line com os vencedores do ano anterior.

A previsão é finalizar a jornada em novembro, na cerimônia de lançamento dos livros vencedores de 2022. Para Diogo, o circuito representa mais do que ajudar na divulgação do livro. “Creio que os encontros vão trazer uma experiência muito rica, que é conhecer leituras, as mais diversas, por todo o país. Me enxergar pelos olhos dos leitores e misturar a experiência deles com a minha, de escritor e leitor”.

Fabio considera que o circuito possibilita o contato e o diálogo com leitores. “O poder de alcance do Sesc no território brasileiro permite uma disseminação da literatura e do nosso trabalho e, ao mesmo tempo, uma aprendizagem das diferentes cenas literárias do país. Creio que participar do circuito é importante porque materializa o fim último da ação literária, que é a troca, o diálogo”.

O Prêmio Sesc de Literatura abre espaço para autores inéditos, com a publicação e a distribuição de suas obras pela Editora Record, parceira da Instituição no projeto. Em 18 anos de atuação, diversos autores dos mais variados pontos do país foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, entre eles Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.

Confira a agenda de viagens:

Abril

Paraty (RJ)
Recife/Surubim (PE)
Aracaju/Nossa Senhora do Socorro (SE)

Maio

Crato (CE)
Parnaíba/Teresina (PI)
Poços de Caldas/Contagem/Montes Claros/Uberlândia (MG)

Junho

Rio Grande do Sul
Boavista (RR)
Poconé (MT)

Julho

Paraty (RJ) – Festival Arte da Palavra – Farpa
São Paulo (SP) – Bienal do Livro
Vitória (ES)

Agosto

Londrina / Apucarana / Bela Vista do Paraíso / Cornélio Procópio / Jacarezinho (PR)
Vitória (ES)

Setembro

Recife / Caruaru / Belo Jardim / Arcoverde / Garanhuns (PE)
Feira de Santana (BA)

Outubro

Rio de Janeiro (RJ)
Porto Velho (RO)
Tubarão / Florianópolis / Joinvile / Mafra (SC)

Novembro

Maceió (AL)
Cuiabá (MT)
Belém (PA)
Campina Grande (PB)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP) – Lançamento dos livros vencedores de 2022

Dezembro

Tubarão / Florianópolis / Joinvile / Mafra (SC)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir