PUBLICIDADE

Cresce a informalidade no mercado de trabalho brasileiro em 2024

No trimestre encerrado em agosto de 2024, o Brasil alcançou uma taxa de informalidade de 38,8% no mercado de trabalho, com 39,826 milhões de trabalhadores em situação informal. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE.

Ao longo do trimestre, 694 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho informal. No mesmo período, o número total de postos de trabalho no país cresceu em 1,186 milhão.

Cresce a informalidade no mercado de trabalho brasileiro em 2024
Foto: Reprodução

Entre os informais, o número de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado aumentou em 565 mil, enquanto o contingente de empregados domésticos sem registro subiu em 63 mil. Houve também um acréscimo de 76 mil pessoas no grupo de trabalhadores familiares auxiliares.

Em contrapartida, observou-se uma queda de 7 mil pessoas entre trabalhadores autônomos sem CNPJ. Além disso, houve uma redução de 3 mil no número de empregadores também sem CNPJ.

A população informal no Brasil teve um avanço de 1,8% em relação ao trimestre anterior. Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de trabalhadores em situação informal cresceu em 842 mil, o que representa um aumento de 2,2%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir