Após Nova Olinda, Milhã, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Sobral e Quixelô, mais seis municípios cearenses assinaram um documento manifestando o interessem em ingressar no consórcio nacional para compra direta da vacina de combate à Covid-19. Desta feita, Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca e Juazeiro do Norte passaram a integrar a lista com 12 componentes até esta quarta-feira (03/03).

Conforme ressaltado em matéria anterior do portal ANC, a orientação da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) é de que todos os municípios possam aderir à inciativa. É válido ressaltar que os municípios precisam do aval dos vereadores para o prosseguimento da iniciativa.
De acordo com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, os municípios não podem individualmente adquirir vacinas, mas em modelo de consórcio há embasamento jurídico que permite. “A prefeitura precisa da autorização legislativa para participar. Sendo aprovado, o consórcio não ficará restrito à compra de vacinas, mas também de insumos, como oxigênio”, afirmou.