O setor de aviação no Brasil atingiu um novo marco em março de 2025, transportando mais de 10 milhões de passageiros. Esse número, que é um recorde histórico, representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta quarta-feira (23/04), com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No mercado doméstico, o Brasil registrou 7,9 milhões de voos, refletindo um crescimento de 6%. Já no segmento internacional, os números foram ainda maiores, com um aumento de 15,5%, totalizando 2,3 milhões de passageiros.
“O resultado representa um acréscimo de quase 800 mil turistas na aviação apenas no mês de março. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre, são 2,3 milhões de viajantes a mais inseridos na aviação brasileira. Isso representa mais emprego, desenvolvimento econômico das cidades e aumento da renda do nosso povo”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O mercado internacional também vem batendo recordes consecutivos desde o meio de 2024. Em março, o Brasil ultrapassou 13,3 mil decolagens, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, marcando o melhor resultado para o mês de março desde o início das estatísticas, em 2000.
A maior parte das rotas internacionais mais movimentadas continua sendo na América do Sul. O destaque é a linha entre Guarulhos e Buenos Aires, que registrou 746 voos.
No transporte de cargas, o mês de março também foi recordista, com 116 mil toneladas movimentadas, o maior volume para o período nos últimos 25 anos. As exportações representaram 77,3 mil toneladas, o que significa um aumento de 4,5% em comparação com o ano anterior.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.