PUBLICIDADE

Criação de política estadual para quem tem Alzheimer ou outras demências é aprovada

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, desta quarta-feira (31), deputados estaduais aprovaram um projeto que indica a criação da “Política Estadual de Cuidados Integrais às Pessoas com Mal de Alzheimer e Outras Demências” no âmbito do Estado do Ceará. A proposta é de autoria do deputado Romeu Aldigueri, líder do governo na Casa.

A política estadual objetiva organizar a rede de atenção à saúde mental com foco na prevenção e no combate aos efeitos da doença de Alzheimer e de outras demências, com o oferecimento de sistema de apoio e orientações para ajudar as famílias a lidarem com a doença.

Além de auxiliar as famílias, a proposta tem como diretriz auxiliar os pacientes a manterem uma vida ativa, formar e capacitar profissionais especializados, estimular a pesquisa científica quanto a tratamentos e rapidez no diagnóstico, e conscientizar a população acerca da detecção precoce de sintomas e sinais sugestivos da doença.

O autor da proposta comenta que os pacientes vivenciam os efeitos da degeneração dos neurônios e passam a sofrer com a evolução da doença desde seu diagnóstico. Ele aponta a criação dessa política como uma contribuição para atenuar esse sofrimento, não só dos pacientes como também dos familiares.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir