Combater crimes eleitorais no município cearense de Iguatu é a finalidade da Operação Integridade que foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta terça-feira (1º/10). A ação tem também apoio da Polícia Civil do Ceará. Participam da Operação, 22 Policiais Federais e 04 Policiais Civis, que cumprem cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Zona Eleitoral do Estado, instalada no município de Iguatu.
Desarticular suposta influência de organização criminosa violenta na campanha municipal, é o que visa a Operação Integridade que investiga também, o envolvimento de candidato a vereador com a ORCRIM, além de reunir informações e provas para coibir a oferta de dinheiro em troca de apoio político e votos.
As investigações começaram a partir do repasse de informações da Polícia Civil, isso, depois da prisão de uma pessoa por tráfico de drogas e por ser integrante de uma organização criminosa. O material analisado mostrou a proximidade do candidato a vereador e os traficantes.
A Polícia Federal lembra que os crimes investigados são os previstos nos Arts. 301 e 350 da Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral), Art. 1º da Lei nº 9.613/1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro) e Art. 2º da Lei nº 12.850/2013 (Lei de Organizações Criminosas). Vale ressaltar ainda, que a soma das penas máximas podem chegar a 27 anos de reclusão.
Conforme o andamento das ações, mais informações serão divulgadas pela Polícia Federal que reforça o seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e a importância de combater práticas que comprometam a legitimidade das eleições.
- Confira a Operação Integridade:
As imagens e vídeos exibidos na matéria foram fornecidos pela Assessoria de Comunicação da Polícia Federal.