Não faltou vontade dos dois lados de campo, mas foi a Croácia quem terminou a Copa do Mundo no pódio. Na disputa pelo terceiro lugar, os croatas derrotaram o Marrocos por 2 a 1 no Estádio Internacional Khalifa e conquistaram a medalha de bronze. Os gols europeus foram marcados por Josko Gvardiol e Mislav Orsic. Achraf Dari descontou para os marroquinos.
Dias depois de lidarem com a decepção da queda na semifinal, Croácia e Marrocos souberam limpar as feridas para batalhar pelo terceiro lugar. As duas equipes foram a campo com formações bem modificadas, mas conseguiram marcar gols logo no começo da partida.
Aos 7 minutos, Josko Gvardiol completou bem uma grande jogada ensaiada para colocar a Croácia na frente. Menos de dois minutos depois, foi a vez de Achraf Dari aproveitar indefinição da defesa croata em bola alçada à área e deixar tudo igual.
Marrocos ainda cresceu durante o primeiro tempo, mas a força europeia prevaleceu antes mesmo do encerramento dos primeiros 45 minutos. Mislav Orsic do Dínamo Zagreb fez um golaço, aos 42 minutos, o atacante recebeu a bola na ponta esquerda da área do Marrocos, bateu com categoria e tirou qualquer chance de defesa do goleiro Yassine Bounou.
No segundo tempo, a Croácia foi melhor, teve mais chances e soube segurar a vitória. Na segunda etapa, o árbitro da partida, Abdulrahman Al Jassim, do Catar, deixou de marcar um pênalti a favor da Croácia. Nem mesmo o VAR o chamou para revisar o lance. Na sequência, em um contra-ataque, Marrocos ameaçou o gol croata e teve uma falta a seu favor mas não aproveitou a oportunidade.
Esta foi apenas a segunda vitória da Croácia em 90 minutos nesta Copa do Mundo. Além do Marrocos, o time também superou o Canadá na fase de grupos. Com o triunfo, a Croácia ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo pela segunda vez em sua história.
No Mundial de 1998, a Croácia também foi eliminada na semifinal e superou a Holanda na disputa pelo terceiro lugar. Contando o vice-campeonato na Rússia-2018, são três subidas ao pódio para o país palcânico.
Marrocos termina a Copa do Mundo com a melhor campanha de um país africano na história da competição.
Melhor em campo
O zagueiro Josko Gvardiol abriu o placar para a Croácia, mostrou a firmeza de sempre na defesa e levou, além do bronze o prêmio de melhor jogador da partida escolhido pela FIFA.
Despedida
Aos 37 anos, Luka Modric anunciou que pode ter feito o último jogo dele em Copas do Mundo. Ao final da partida o capitão da Croácia e meia do Real Madrid disse que está “muito feliz com toda a minha carreira na Croácia. Ganhar duas medalhas é muito importante. Meu sonho era vencer a Copa, não aconteceu, mas estou muito feliz, confirmamos que a Croácia tem um grande time, com um futuro muito bom pela frente e temos que continuar.”