PUBLICIDADE

Cultura: CAC Horto lança programação do mês de novembro 

2024 @jaquerodriguesfotografias

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), realiza, ao longo de novembro, a programação “Caminhos de Ancestralidade e Resistência”, que propõe vivências, oficinas, apresentações e rodas de conversa voltadas à valorização das expressões culturais afro-brasileiras e afro-indígenas. A proposta reafirma o CAC Horto como território educador e espaço de preservação da memória, das identidades e dos saberes tradicionais do Cariri cearense. 

Nos dias 5 e 6/11, a artista Cayle Angeline ministra a Oficina “Zine como Caminho de Criação Poética”, na Escola Alaíde Silva Santos, A atividade propõe um processo de criação artesanal de publicações independentes, utilizando colagem, desenho, fotografia e escrita, estimulando a autonomia e a liberdade criativa dos estudantes.

Ainda com Cayle, o Caminhos Culturais do mês acontece no dia 7/11, na Pedra do Joelho, com Leitura de Escritos da artista e a apresentação do DJ Viúva Negra, que leva ao público uma experiência sonora que conecta música, identidade e resistência. 

Nos dias 11 e 12/11, o rapper e educador Dextape conduz a Oficina “Desce a Letra”, com jovens e estudantes da comunidade, em encontros no CRAS Horto (11/11), e na Escola Alaíde (11 e 12/11), A atividade propõe a criação de rimas e versos como instrumentos de reflexão e liberdade, aproximando a linguagem do rap da educação popular e do território. 

Nos dias 11 e 14/11, o Treinel Paulo Gutemberg, da Escola de Capoeira Angola Ifé, realiza a Vivência de Capoeira Angola no Horto, na Escola Sebastião Teixeira Lima. A ação promove uma imersão teórica e prática que articula corpo, ritmo, filosofia e história, valorizando a capoeira como expressão ancestral, educativa e comunitária.

No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, o CAC Horto realiza a Roda de Conversa “As Crenças que Temos”, às 14h, no Espaço Quintal de Vó, na Colina do Horto. Mediado por Kaio Cardoso, o encontro convida a comunidade a refletir sobre as expressões da fé ancestral, a espiritualidade e a resistência presentes nas tradições afro-brasileiras e indígenas do Cariri. 

Além disso, o equipamento recebe duas feiras colaborativas que fortalecem a economia solidária e o desenvolvimento sociocultural da região. A FEART acontece entre 12 e 16 de novembro, e a Feira Cariri Criativo, de 19 a 23 de novembro, ambas no hall da Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, reunindo artistas, artesãos e empreendedores locais, as feiras incentivam a sustentabilidade, o pertencimento e a circulação da produção artesanal e criativa do território.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir