PUBLICIDADE

Curso de Street Food forma 16 novas empreendedoras em Fortaleza

Dezesseis mulheres em situação de vulnerabilidade social concluíram, na última sexta-feira (22/08), o curso de Street Food (comida de rua), resultado de uma parceria entre o Senai Ceará, o Grupo Mulheres do Brasil e o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. A formação, com carga horária de 40 horas, combinou aulas teóricas e práticas voltadas ao preparo culinário e ao empreendedorismo no setor de alimentos.

Curso de Street Food forma 16 novas empreendedoras em Fortaleza
Foto: George Lucas/Sistema Fiec

As atividades aconteceram nas dependências do Piamarta Aguanambi, em Fortaleza. No decorrer das aulas, as alunas aprenderam desde a execução de receitas — como arroz, proteínas, molhos e saladas — até noções de logística, higienização do ambiente de trabalho e técnicas de organização em grupo.

Segundo o instrutor do Senai Ceará, Adiel Araújo, a capacitação foi planejada para contemplar todas as etapas da produção. “Elas saem desse curso sabendo cozinhar, preparar, armazenar e precificar os pratos de rua. É muito importante para as novas empreendedoras entenderem o custo da comida que elas comercializam e quanto terão de lucro”, explicou.

Entre as participantes, a moradora do bairro Jardim das Oliveiras, Meire Silva Ferreira, comemorou a certificação. “Me tornei uma cozinheira certificada pelo SENAI. Antes eu não sabia fazer este tipo de comida mais elaborada. Hoje eu já penso em abrir um self-service para trabalhar com o que sempre sonhei. Quero ganhar dinheiro e colocar em prática todos os meus ensinamentos”, contou.

Curso de Street Food forma 16 novas empreendedoras em Fortaleza
Foto: George Lucas / Sistema Fiec

De acordo com a gerente do Senai Centro, Alcilane Mota, formar profissionais significa proporcionar condições de produzir alimentos com qualidade técnica e de gerar renda. Já Vera Lima, voluntária do Grupo Mulheres do Brasil, destaca que o diferencial está na proximidade com as comunidades.

“O Senai vem com toda a sua experiência, com materiais e professores, e realiza o curso no território onde as pessoas moram. São cursos que podem ser utilizados para conseguir um melhor emprego ou para empreender. O objetivo é que elas possam ter os recursos que necessitam para ter uma vida melhor e mais plena”, disse.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir