O uso da inteligência artificial (IA) tem ganhado espaço em diferentes áreas e, na educação, a tecnologia se apresenta como ferramenta de inovação no ensino. Com esse propósito, o curso Educatech IA chega à segunda edição, oferecendo 1.000 vagas para professores da rede pública estadual de educação profissional. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de setembro.

A formação será realizada de forma on-line, entre os dias 23 de setembro e 30 de novembro, com carga horária de 100 horas/aula. O curso terá duração de dez semanas, com aulas ministradas por especialistas, tutoria interativa e conteúdos assíncronos. Os interessados podem escolher entre os turnos da manhã, tarde ou noite. Haverá ainda aulas premium síncronas aos sábados.
Entre os conteúdos, estão previstas mais de 20 ferramentas essenciais de IA aplicadas à educação, como bancos de questões no estilo Enem e Enade, quizzes gamificados, assistentes de redação para alunos, criação de infográficos com IA, análise de dados escolares e elaboração automática de mapas conceituais.
Gratuito, o curso oferecerá suporte aos professores para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores, integrando a inteligência artificial de forma prática e responsável no planejamento de aulas.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Centec, com apoio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e fomento da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).