PUBLICIDADE

Dados da Funceme confirmam que este seja o quinto ano consecutivo de seca

Chuva_gotasO mês de janeiro contou com o dobro da média de chuvas. Já neste mês, o volume reduziu significativamente. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para os próximos 15 dias no Ceará é de ocorrências esparsas e redução das chuvas. Os dados confirmam o prognóstico de que este seja o quinto ano consecutivo de estiagem.

Os primeiros quatro dias do mês ainda contaram com a influência dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis — fenômeno que ocasionou as chuvas em janeiro.

A redução de volume das chuvas pode ocorrer devido à intensidade do El Niño e aos baixos níveis de variação de temperatura do Atlântico.

Açudes

Segundo informações divulgadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh),o relatório de monitoramento diário mostra que não houve suporte significativo nos reservatórios. Mesmo com as chuvas de janeiro, o Ceará possui apenas 12,8% da capacidade de abastecimento. Atualmente, apenas o açude Caldeirões, no município de Saboeiro, está sangrando. Outros 130 reservatórios seguem com volume abaixo de 30%.

O.E.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir