PUBLICIDADE

Data center do TikTok no Pecém inicia obras e prevê operação em 2027

As obras do data center da big tech chinesa Bytedance, dona do TikTok, foram iniciadas no Complexo do Pecém, no Ceará. O empreendimento será construído e operado pela Omnia Data Centers e não utilizará água de reúso de esgoto, apesar de essa alternativa ser defendida pelo Governo do Estado. O abastecimento hídrico ocorrerá por meio de dois poços artesianos.

A informação foi confirmada pelo CEO da Omnia Data Centers, Rodrigo Abreu, que estima o início da operação da primeira sala de processamento de dados para o fim de 2027, com conclusão da fase inicial em 2028. O empreendimento deve gerar cerca de quatro mil empregos.

O projeto voltado à Bytedance é o primeiro de cinco data centers previstos pela Omnia para o Pecém e integra um plano de implantação de um hub de processamento de dados na região. Nesta primeira etapa, o investimento estimado é de R$ 50 bilhões, com capacidade de 200 megawatts (MW). A projeção total, considerando futuras expansões, chega a R$ 200 bilhões, com possibilidade de alcançar 1 gigawatt (GW).

Data center do TikTok no Pecém inicia obras e prevê operação em 2027
Foto: Divulgação

Segundo a empresa, o consumo diário de água para o sistema de resfriamento será de cerca de três mil litros. Além disso, aproximadamente 20 mil litros por dia serão destinados ao uso humano e predial. A origem da água, no entanto, é um dos principais pontos de crítica de ambientalistas e comunidades do entorno do Pecém.

Segundo o gestor, a diferença entre o volume indicado na licença prévia e as outorgas concedidas pelo Estado, que autorizam captação de até 88,24 metros cúbicos por dia, se deve à necessidade de margem de segurança operacional, embora a média de consumo permaneça estável. “Você pode passar dois, três dias, sem consumir água do poço e no quarto, quinto dia, ao invés de você consumir 3 mil litros por dia, você consumir 10 mil litros… A vazão é compatível com isso. (…) A média vai continuar sempre a mesma, de 3 mil litros por dia”, comentou.

O data center será abastecido com energia 100% renovável, proveniente de parques eólicos e solares da Casa dos Ventos. Para garantir a segurança energética, estão previstos 120 geradores a diesel.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir