Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revela que as motos ainda são mais populares na Região Norte do Brasil. Oito em cada dez cidades do Norte têm mais motos registradas do que carros ou qualquer outro veículo. Já, no Nordeste, sete de cada dez municípios tem a frota de motos maior do que a de carros.
Especialistas apontam como motivos do avanço das duas rodas, o aumento da renda, encarecimento dos carros e crescimento dos aplicativos de entrega. O aumento de motos no país vem sendo percebido pelo mercado desde o ano de 2023.
O Crescimento de Motos
No Brasil, o número de motos registradas aumentou mais de 5 vezes nos últimos 20 anos: de 5 milhões e 700 mil de veículos no ano passado, saltou para 21 milhões e 900 mil em 2013 e, também, para 32 milhões e 300 mil até setembro do ano passado.
Dados da Senatran mostram ainda, que a quantidade de carros também subiu, mas em um ritmo menor. De 26 milhões e 600 mil para 76 milhões e 300 mil – quase triplicou. A pesquisa aponta ainda, que essa diferença fez com que as motos passassem de 16% da frota de veículos automotores no ano passado, para quase 28% (em 2023).
Os registros “Motocicleta”, “Motoneta”, “Ciclomotor” e “Triciclo” foram considerados como “motos” no levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito. O Senatran explica também, que em números absolutos, o Brasil continua a ter mais carros do que motos: 64% da frota brasileira ainda é de quatro rodas.
Com informações do g1.globo.com
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.