Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Transforma, mutirão voltado à retificação dos registros civis de pessoas trans e travestis no Ceará. A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado e segue com inscrições online até as 17h do dia 30 de maio, através do site oficial da campanha.
Estão aptas a participar pessoas registradas e residentes em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Poranga, Novo Oriente, Ipueiras, Catunda, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa e Nova Russas. Este ano, pela primeira vez, cidades do Sertão dos Inhamuns estão incluídas após uma demanda apresentada por movimentos sociais durante a 10ª edição do Orçamento Participativo.
Quem se inscrever e enviar corretamente a documentação solicitada receberá, gratuitamente, as novas certidões de nascimento com nome e gênero retificados. A entrega será feita em solenidade marcada para o dia 3 de julho, como parte das comemorações do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.

Como explica a defensora pública Lia Felismino, que coordena a equipe responsável pela ação, também é possível ter suporte presencial. “Importante reforçar que toda o envio de documentação necessária para as inscrições é online, mas quem tem algum tipo de vulnerabilidade digital, pode recorrer às nossas sedes ou organizações parceiras que haverão pessoal habilitado para auxiliar no que for preciso”, disse.
O Transforma já beneficiou 583 pessoas desde a sua criação e é hoje uma das principais ações da Defensoria no enfrentamento à transfobia institucional. A iniciativa conta com o apoio da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Ceará (Arpen-CE) e do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil no Ceará (IEPTB-CE).
Também participam da campanha o Centro de Referência Thina Rodrigues/ Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, a Coordenadoria da Diversidade Sexual/Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, a Associação Mães do Orgulho e da Resistência, a Casa da Diversidade, a Associação Cearense pela Diversidade e Inclusão, o Núcleo Diversidade e Gênero de Juazeiro do Norte e o Coletivo Diversidade do Curtume.
Serviço
Inscrições até 30 de maio através do site. Clique aqui.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.