A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inaugura, em 30 de setembro, sua primeira sede sustentável em Trairi, município do Litoral Oeste/Vale do Curu. A nova unidade integra o projeto Defensoria Verde, iniciativa que alia sustentabilidade, economicidade e responsabilidade social. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Localizada na Praça do Fórum de Trairi, a sede ocupa um terreno de 300 m² cedido pela Prefeitura Municipal e possui 138 m² de área construída. A construção utiliza Espaços Multiusos de Rápida Instalação (EMRI), tecnologia que permite montagem rápida, baixo custo de manutenção e versatilidade para deslocamento a outros locais, inclusive onde há infraestrutura limitada, sem comprometer a qualidade.

Durante a obra, a tecnologia adotada reduziu o desperdício e diminuiu em até 70% o volume de resíduos, além de minimizar ruídos e impactos para o entorno. Para a defensora pública geral, Sâmia Farias, a iniciativa reforça o compromisso institucional com o meio ambiente e o uso responsável dos recursos públicos.
“A inauguração da nossa primeira sede sustentável é um marco para a Defensoria. Ela simboliza o nosso compromisso não apenas com a garantia de direitos, mas também com a preservação do meio ambiente, unindo justiça social e justiça ambiental. A Defensoria Verde nasce para afirmar que cuidar das pessoas é também cuidar da casa comum em que vivemos”, afirmou.
O projeto também propõe mudança de cultura na instituição, incorporando práticas sustentáveis ao dia a dia, como redução do consumo de energia, água e papel, incentivo à digitalização de processos e estímulo à responsabilidade socioambiental. Novas sedes do programa estão previstas em Beberibe e São Gonçalo do Amarante, ainda em 2025.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.