O Ceará vem sendo atingido por fortes chuvas nas últimas semanas, o que causou a declaração de situação de emergência em oito municípios. Segundo o Governo do Estado, as regiões que requerem maior atenção são o Maciço de Baturité, Vale do Curu e Cariri, que estão recebendo equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Diante de tais circunstâncias, três municípios têm se destacado e exigido mais esforço das autoridades. Até o momento, cerca de 250 famílias foram retiradas de áreas de risco e abrigadas em pontos de apoio para evitar maiores desastres, como ocorreu em Aratuba na última semana.
O município, que é localizado a 131 km de Fortaleza, foi o maior atingido pelas fortes chuvas que causaram o desabamento de duas residências vitimando três pessoas. Logo após o ocorrido, 15 famílias foram desalojadas e nesta semana o número subiu para 30, de acordo com a Defesa Civil.
O serviço de retirada de pessoas das áreas de risco também está sendo realizado em Itapipoca e Uruburetama, ambos localizados no Vale do Curu. Ao todo foram, respectivamente, 120 e 100 famílias alojadas em outros locais.
As vítimas dos desastres estão recebendo suporte da Secretaria de Proteção Social do Ceará (SPS), que tem auxiliado com a doação de itens de vestuários, higiene e cestas básicas. O Governo do Estado também está atuando através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), que enviou equipes técnicas e maquinário para atender ocorrências nas estradas e solucionar problemas de trafegabilidade.