Em dezembro, as altas temperaturas e as chuvas intensas no Brasil criam um cenário favorável para a proliferação de mosquitos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Isso porque a alternância entre calor intenso e chuvas frequentes acelera o ciclo de vida do mosquito, resultando em uma maior quantidade dos insetos e, consequentemente, no aumento da incidência da dengue.
Para combater a proliferação do mosquito transmissor, locais urbanos, como pneus, vasos de plantas e calhas entupidas, devem ser mantidos limpos e secos. Além disso, é importante que a população realize inspeções frequentes em casas e estabelecimentos comerciais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.
É importante também que a população intensifique os cuidados quanto à imunização. Grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, devem estar especialmente atentos, pois correm maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Dados
Os dados mais recentes revelam que, em 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, o maior número já registrado no país. No Ceará, são oito óbitos por dengue e 11.679 casos confirmados. Esses números são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.