Secretário de Assuntos Federativos do Ceará, Denis Bezerra repercutiu a medida aprovada no dia 6 de maio de 2025. Na iniciativa em questão, a Câmara aprovou o Projeto de Lei que aumenta o número de deputados federais.
Sendo assim, a quantidade passaria de 513 para 531. Em participação no quadro ‘Destaque ANC’, Denis, que já foi deputado federal pelo PSB, defendeu a redistribuição de vagas de acordo com a população de cada Estado.
Ou seja, o político foi a favor do aumento de parlamentares. Mas, para ele, seria mais justo que Estados que diminuíram em termos de habitantes também pudessem ter a quantidade de deputados modificada.
“Quando foi concebido isso lá atrás, era uma realidade. Hoje é um outro cenário populacional. A exemplo do Ceará, ganhamos um deputado federal. Isso implicaria em um outro Estado perder um deputado, justamente pela questão populacional. Mas o parlamento decidiu que acrescentaria essas vagas em termos de população, mas que não mexeria na redistribuição de quem, eventualmente, deveria perder vaga”, repercutiu.
A lei ainda passará por alguns ajustes na Câmara dos Deputados antes de ser sancionada pelo presidente Lula. A medida valeria para o ano de 2027. Os Estados do Pará, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Ceará serão os contemplados.
Ao passar pelo Senado, o projeto recebeu uma modificação. Caso seja aprovado, a medida não ira implicar em “gastos reais”. A quantidade de deputados aumenta, mas os novos parlamentares não terão aumento de salários, mais verba para contratação de pessoal, compra de bens, aumento de verbas para gabinete, auxílio moradia, passagens, dentre outras benécias.
Confira a entrevista com Denis Bezerra:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.